- 14 de novembro de 2023
- Publicado por: Diário Oficial - E
- Categoria: Contabilidade
O patrimônio viabiliza todas as movimentações de uma empresa, como contratações de pessoas e de serviços, compra de equipamentos, etc. Isso não é nenhuma novidade, mas você sabe o que quer dizer fato contábil?
Embora seja um conceito não tão conhecido, se você tem uma empresa, muito provavelmente já efetuou essa movimentação. Se não for um empresário, mas trabalha em alguma companhia, é provável que também já tenha executado esse procedimento.
Acompanhe a leitura e aprenda sobre fato contábil.
O que é fato contábil?
O fato contábil, ou fato administrativo, é qualquer evento que afete o patrimônio da empresa de diretamente, como nos exemplos mencionados no início do conteúdo.
Sempre que um ativo e passivo são modificados, isso se classifica como um fato contábil.
Diferença entre fato contábil e atos administrativos
É comum haver confusão entre fato contábil e ato administrativo, mas são conceitos diferentes. Um ato administrativo também afeta a organização, mas sem qualquer impacto no patrimônio líquido.
Por exemplo, quando há uma reunião, a ata serve como um ato administrativo, relevante para o negócio, mas que em nada interferirá no patrimônio.
Para que serve o fato contábil nos investimentos
Os fatos contábeis geram algum tipo de mudança patrimonial no negócio, receitas e/ou despesas para aquela empresa.
Sabendo que os fatos contábeis relacionam-se diretamente com o patrimônio, pelo qual a empresa executa todas as suas atividades, acompanhar tais fatos é de suma importância para a perenidade do negócio.
Como são categorizados os fatos contábeis e alguns exemplos
Há diferentes tipos de fatos contábeis:
- Fato contábil permutativo (ou compensativo): não muda o patrimônio da companhia, mas altera sua composição, como a compra de um produto para o estoque;
- Fato contábil modificativo: o valor do patrimônio muda, de fato, para sua valorização ou desvalorização. A venda de um produto é um exemplo, pois aumenta o patrimônio do negócio;
- Fato contábil misto: os fatos impactam das duas maneiras, tanto no valor do patrimônio quanto na composição, por exemplo, com o pagamento de um fornecedor em atraso, com multa, pois mudou tanto o valor quanto a “qualidade” do patrimônio.
A importância de um fato contábil
Os fatos contábeis são decorrentes de atividades rotineiras de uma empresa, mas isso não diminui sua importância, muito pelo contrário. Manter tudo devidamente organizado e documentado evita uma série de problemas para o negócio a curto, médio e longo prazos.
Como usar o fato contábil para melhorar o desempenho do negócio?
A análise desses fatos também contribui para o alto desempenho da organização.
Por exemplo, suponha que a companhia faça uma análise e perceba vários fatos contábeis mistos, causados por pagamentos em atraso efetuados a fornecedores, acrescidos de juros e multas. No negócio, isso é prejudicial, pois aumenta as despesas.
A alteração dos fluxos de pagamento, combinados com os fornecedores, é uma maneira de mitigar esse problema. Assim, com mais tempo para pagar por algum produto ou serviço, provavelmente não será mais necessário atrasar esses repasses e, consequentemente, a companhia evita juros e multas significativos.
Um plano de contas contábil reúne todas as contas do negócio em um único lugar, em especial, receitas, despesas, passivos e ativos, proporcionando uma perspectiva muito mais holística do que está acontecendo naquele negócio.
Quer publicar no Diário Oficial da União e compartilhar seus conteúdos com leitores da sua audiência? Conte com o Diário Oficial-e e leia outros artigos como este, que ajudarão a entender mais sobre temas relevantes ao seu negócio.
Confira também: Diário oficial ES