- 26 de setembro de 2019
- Publicado por: Diário Oficial - E
- Categoria: Diário Oficial da União e do Estado
Avanço digital tem impactado os mais diversos segmentos, e no ramo do direito não é diferente. Isso porque a advocacia 4.0 surgiu como uma forma de otimizar a rotina dos profissionais, aumentar a produtividade e propiciar maior qualidade de trabalho às entregas.
A advocacia se trata de um modelo no qual a tecnologia é vista como uma parreira, e o uso de ferramentas digitais é imprescindível para essa atuação, gerando vários benefícios, por exemplo, eliminação de execução de tarefas repetitivas, possibilidade de um foco maior em atividades estratégicas etc.
Quer entender melhor como ela funciona e de que maneira é possível implementá-la no seu escritório? Então, continue sua leitura!
O que é a advocacia 4.0?
Trata-se da transformação de como a advocacia é aplicada por meio da adoção de inovações tecnológicas para ocupar uma função estratégica e central dentro do negócio.
O advogado moderno não precisa gastar seu tempo com questões burocráticas, sendo possível trabalhar em assuntos realmente importantes para o seu desenvolvimento, como a obtenção de conhecimento jurídico.
Como se preparar para essa realidade?
Diversas medidas podem ser elaboradas para implementar a realidade da advocacia 4.0 na sua atuação. Conheça a seguir algumas delas.
Adote um novo modelo de gestão
Um novo modelo e metodologia de gestão surge com a advocacia 4.0, e você não pode relevar essas mudanças. Nesse caso, é importante ter em mente que é preciso ter um time multidisciplinar e não focado apenas em direito, tornando-se comum contratar profissionais que entendam melhor sobre a tecnologia e com conhecimento em gestão de projetos, por exemplo.
Essa transformação tem como premissa o novo perfil de cliente de serviços jurídicos que vem surgindo no mercado.
Busque formas de atualização
Para conseguir aplicar a advocacia 4.0 com efetividade, é necessário que toda equipe busque se atualizar e aprender sobre as novas ferramentas oferecidas com o avanço tecnológico, por exemplo, blockchain, jurimetria e demais recursos que podem contribuir para o crescimento do negócio.
É possível contar com cursos e eventos para esse fim, ler artigos e vídeos na internet e demais meios que podem atualizar você em relação à modernização da carreira. Ou seja, é preciso recepcionar o novo, enxergando a tecnologia como uma grande aliada para a expansão do escritório.
Foque na necessidade dos novos clientes
Da mesma maneira que demais empresas precisam de adequar ao novo modelo de gestão implementado com a atualidade, para a advocacia 4.0 será necessário uma adaptação do formato de atendimento ao cliente jurídico.
O público do advogado tem evoluído bastante, o que exige do escritório vários esforços para se manter nos próximos anos, por meio da utilização de um formato em que se priorize a prestação de serviços online, considerando que as pessoas se encontram cada vez mais conectadas.
Marque presença online
Como dito, pelo fato de o público ter cada vez mais acesso à internet, ele tende a exigir que seu prestador de serviços também esteja conectado. Por isso, o profissional deve aproveitar de todas as potencialidades que o meio digital oferece para a captação de clientes.
Para isso, você pode contar com o site oficial do escritório, ter um blog especializado para publicar os conteúdos relevantes criados por você, compartilhar conhecimentos nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, LinkedIn e demais canais nos quais você pode marcar a sua presença.
Conte com o auxílio de um software jurídico
O software jurídico é uma das inovações que permite ao advogado se inserir na era da transformação digital. Por meio desse mecanismo, os escritórios podem se reinventar para atingir resultados mais positivos, qualidade e eficiência.
Entre suas principais funcionalidades estão: automatização das tarefas burocráticas, viabilidade para a criação de uma rotina de trabalho que priorize as atividades práticas jurídicas e um melhor aproveitamento dos conhecimentos adquiridos, criação de plano de ações com o objetivo de aprimorar o atendimento, conquistar novos clientes, entre outros.
Um bom sistema para o profissional da advocacia também engloba recursos que minimizam a probabilidade de falhas humanas nos processos, principalmente a perda de prazos. Ao realizar a atualização automática do status de cada caso e programar avisos aos advogados, a ferramenta usa tecnologia para eliminar os dos mais comuns riscos da atividade.
Utilize diversas plataformas
O controle e a organização são essenciais para melhorar o fluxo de tarefas e oferecer um serviço com maior qualidade ao cliente. Isso pode ser realizado por meio do uso de plataformas online e demais soluções. Tudo para simplificar o dia a dia do advogado mais ajustado, proporcionando a ele mais tempo para se dedicar às tarefas estratégicas.
A advocacia 4.0 traz novas possibilidades para o gerenciamento do escritório e contribui para um serviço mais aprimorado, por exemplo, assinatura de contratos digitais, realização de reuniões por intermédio da internet, captação e fidelização de clientes via canais digitais, entre outros.
Os robôs de automação, a inteligência artificial, machine learning, chatbots e demais são inovações tecnológicas da transformação digital que foram inseridas no mundo jurídico, e o advogado que conseguir se adequar a essas mudanças pode revolucionar sua forma de atuação e conquistar uma vantagem competitiva importante para o negócio.
Quais são as vantagens da advocacia 4.0?
Entre as principais vantagens que a advocacia 4.0 pode propiciar, podemos citar:
- automatização as atividades que antes eram realizadas de forma manual;
- utilização de mecanismos para solucionar conflitos online;
- possibilidade de conexão com outros profissionais e cliente via internet;
- melhora na gestão interna do escritório;
- extração e monitoramento de dados públicos;
- análise de informações para tomar as melhores decisões, reduzir os custos e estabelecer estratégias processuais, entre outros.
Ou seja, o benefício vai além de automatizar tarefas, mas sim de tornar a prática da advocacia adequada às novas exigências do mercado e elaborar formas de prestação de serviço que antes não eram possíveis.
Conseguiu entender a importância da advocacia 4.0? Ela permite a entrega de um melhor atendimento alinhado às inovações e tudo de melhor que a tecnologia tem a oferecer. O mundo jurídico vive em constante evolução, e se você não se preocupar em se adaptar a essa nova realidade, pode ficar para trás e perder espaço para a concorrência.
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente sua opinião sobre o tema!
Veja mais: Como publicar no Diário Oficial da União | Advogados mais bem pagos | Quais são as áreas do direito