- 14 de dezembro de 2016
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Abrir uma empresa e alcançar reconhecimento profissional não é tarefa fácil. São vários documentos, taxas, impostos, registros, licenças… Quer saber como conseguir uma licença ambiental para a sua empresa e não sabe nem como começar? É mais fácil do que pode parecer!
Neste post, explicamos o que é licença ambiental, quais os licenciamentos disponíveis e como obtê-los. Venha conosco.
O que é uma Licença Ambiental?
O licenciamento ambiental é um documento emitido pelo poder público que dá a uma empresa que utiliza recursos naturais ou que seja considerada potencialmente poluidora o aval para funcionar legalmente.
Quem precisa de uma Licença Ambiental?
O Conselho Nacional do Meio Ambiente, em sua resolução nº 237, definiu que o documento deve ser emitido para empreendimentos que tratem de: extração e tratamento de minerais; indústria de produtos minerais e não metálicos; indústria metalúrgica; indústria mecânica; indústria de material elétrico, eletrônico e comunicações; indústria de material de transporte; indústria de madeira; indústria de papel e celulose; indústria de borracha; indústria de couros e peles; indústria química; indústria de produtos de matéria plástica; indústria têxtil, de vestuário, calçados e artefatos; indústria de produtos alimentares e bebidas; indústria de fumo; indústrias diversas (produção de concreto, asfalto e galvanoplastia); obras civis; serviços de utilidades; transporte, terminais e depósitos; atividades diversas (parcelamento de solo e polo industrial); atividades agropecuárias e uso de recursos naturais.
Quero abrir uma empresa que atuará em um desses ramos. Como conseguir a licença ambiental?
A licença pode ser obtida em um processo que dura três etapas:
Etapa 1 – Licença Prévia
É o documento emitido inicialmente pelo órgão ambiental competente, depois de avaliar o projeto de concepção e localização do empreendimento, atestando sua viabilidade e requisitando estudos ambientais complementares se necessário. É válida por quatro anos.
Etapa 2 – Licença de Instalação
Concede o aval para a construção da empresa e sua instalação, desde que seja seguido estritamente o plano apresentado na fase anterior. Tem validade por seis anos.
Etapa 3 – Licença de Operação
Autoriza a operação do empreendimento, depois de estar devidamente instalado, mas somente após a verificação por parte do órgão ambiental da eficácia das medidas instaladas nas etapas anteriores. É válida de quatro a seis anos e está depende de renovação.
Por que a licença ambiental é tão importante?
A sustentabilidade e a busca por eficiência são talvez a maior preocupação do mundo moderno. Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui. E a tendência é de que o rigor dos órgãos ambientais só aumente no futuro.
Veja que o licenciamento ambiental está diretamente ligado ao respeito às exigências determinadas pelos órgãos ambientais. Ou seja, a empresa que atuar sem a concessão da licença está sujeita a sofrer as punições da Lei de Crimes Ambientais.
Como o Diário Oficial-e pode ajudar?
O Diário Oficial-e é uma plataforma que disponibiliza todas as ferramentas para publicação em Diários Oficiais de Municípios, Estados, Distrito Federal e União, de forma rápida, eficaz e segura.
Precisa veicular alguma informação relacionada a sua licença na imprensa oficial? Faça seu cadastro no site, compile e envie o material a ser publicado e o Diário Oficial-e faz o resto: negocia o valor com DOU, diagrama a publicação e providencia a veiculação. Para isso, disponibiliza uma central de atendimento preparada e equipada para te auxiliar a qualquer momento. Lembre-se de que investimento não é gasto!
E então? Entendeu o que você deve fazer para conseguir uma licença ambiental para sua empresa? E está pronto para obter a sua? Compartilhe nossas dicas com seus amigos e deixe seu comentário!