- 18 de abril de 2018
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Acompanhe as principais informações acerca do Imposto de Renda e veja como fazer declaração de IR 2018.
Todos os anos, os brasileiros devem acertar contas com a Receita Federal através do Imposto de Renda, um valor que é descontado dos proventos dos trabalhadores e repassado ao Governo Federal.
Caso o trabalhador não entregue o IR, pode ser privado de diversas atividades, por isso, é fundamental ficar por dentro de todas as informações sobre esse imposto.
Quem deve declarar Imposto de Renda 2018
É preciso declarar o imposto de renda 2018 as pessoas físicas que se enquadram nas seguintes categorias:
- Recebeu rendimentos tributáveis na declaração, com valor total estipulado em mais de R$24.556,65;
- Recebeu rendimentos tributados diretamente na fonte, não tributáveis ou isentos, acima de R$40 mil, como prêmios de loterias, 13º salário, juros de poupança e ganhos com aplicações financeiras;
- Teve ganho de capital na alienação de bens ou direitos (propenso à incidência do imposto) ou realizou operações em bolsa de valores, de mercadorias, ou atividades de mesmo cunho.
Como fazer a Declaração do Imposto de Renda 2018 para Pessoa Física
Existem três formas preliminares de dar início à declaração:
- Em um computador, acesse o Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil, no endereço http://rfb.gov.br;
- Também em um computador, tendo acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, no endereço http://rfb.gov.br;
- Por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, tendo acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda” no aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Para efetuar a declaração, é preciso instalar o programa e clicar em “Nova Declaração”.
Se o cidadão já realizou uma declaração anteriormente, o programa possibilita a opção “importar dados IRPF 2018”, e o trabalhador deve apenas atualizar os valores inseridos anteriormente.
Se for o caso de efetuar uma nova declaração, basta clicar em “declaração de ajuste anual” e preencher os dados que forem solicitados na nova aba que abrir.
No caso de dúvidas durante o processo de declaração do imposto de renda 2018, o cidadão deverá buscar resposta no guia localizado na barra à esquerda do programa (onde se apresentam diversos comandos e opções de preenchimento”.
Os brasileiros deverão preencher na declaração do IR 2018 todos os rendimentos, bens de direito e valores que constem em contas bancárias, fundos de investimento, e até valores e rendimentos dos seus dependentes.
É muito importante ter clareza e honestidade na hora de elaborar o imposto de renda, para que não acarrete em futuras complicações.
Clique aqui e saiba mais sobre o que mudou no Imposto de Renda 2018.
As opções para preenchimento do imposto de renda que podem ser encontradas na barra lateral do programa são:
– Alimentandos;
– Bens e direitos;
– Dependentes;
– Dívidas e ônus reais;
– Doações efetuadas;
– Espólio;
– Importações;
– Imposto pago/retido;
– Pagamentos efetuados;
– Renda;
– Rendimentos;
Conheça o Diário Oficial-e: Agência de Publicidade Legal
O Diário Oficial–e é uma plataforma online em que os cidadãos pode acessar conteúdos relevantes publicados nos Diários Oficiais dos Municípios, Estados e da União.
Através do Diário Oficial–e, os clientes também recebem auxílio na hora de realizar publicações nos veículos de comunicação legais.
Navegue pelo site para conferir outros materiais e obter mais informações.