- 3 de agosto de 2017
- Publicado por: Diário Oficial - E
- Categoria: Dicas para contadores
Quando você apresenta uma proposta para um cliente, independente do setor, pode ser que coloque em conta um sistema de gestão dedicado. De fato, isso é muito bom para ambos os lados, porém, nem sempre esse investimento extra é visto com bons olhos.
O uso de um sistema de gestão facilita bastante o seu trabalho, pois acelera vários processos e evita uma série de problemas. Por consequência, você também é capaz de melhorar a qualidade dos seus serviços e entregar mais valor para o seu cliente. O que resta agora é convencê-lo desses benefícios.
Para tornar esta tarefa um pouco mais fácil, trouxemos aqui 4 vantagens centrais da adoção de um sistema de gestão. Com elas, deve ser mais fácil conseguir aprovação. Confira:
Integração de todas as áreas
Muitos serviços envolvem a coordenação de múltiplas equipes e setores. A de Gestão Financeira, por exemplo, precisa de dados provenientes de praticamente toda a empresa. Em circunstâncias normais, a coleta dessas informações seria lenta e sua confiabilidade um tanto questionável. No fim das contas, o processo de trabalho será consideravelmente atrasado apenas para colocar todos os dados no mesmo lugar.
Porém, com um sistema adequado, é possível coletar dados facilmente a partir de todos os setores. Boa parte dessas informações fica armazenada em nuvem, o que facilita o acesso e também a análise de todos elas.
Mais qualidade da informação
Quando todas as áreas e departamentos da empresa inserem atualizações e informações dentro do sistema de gestão, qualquer pessoa que faça parte do seu time de funcionários pode ter um conhecimento maior e melhor de tudo o que é feito. Com isso, fica mais fácil atingir os objetivos estipulados.
Otimização de tempo e recursos
Uma das principais funções de um sistema de gestão é facilitar a alocação correta de recursos onde eles são mais necessários. Isso inclui capital, Recursos Humanos e tempo de trabalho. Como não é possível cobrir absolutamente todos os pontos, é necessário ter prioridades.
Através deste sistema, você pode identificar mais rapidamente quais são os pontos mais relevantes e quais produzem maior valor. Dessa forma, poderá entregar um trabalho melhor para seus clientes dentro do prazo estipulado.
Redução do índice de erros e retrabalho
Um sistema de gestão também ajuda a aumentar a precisão das suas ações. Ou seja, você poderá executar as mesmas tarefas com menor chance de falha, pois terá alocado seus recursos de forma correta. Com menor índice de erros, é possível ganhar mais tempo e evitar a perda desnecessária de capital e esforço, pois todos nós sabemos como o desperdício é um erro grave dentro de qualquer empresa.
Base sólida para tomada de decisões
Por fim, os dados do seu sistema também são utilizados quando você precisa decidir em qual direção a empresa vai seguir. O mesmo vale para o rumo de um grande projeto ao lado de um cliente importante. Não basta se basear no “achismo”, é preciso ter dados e estatísticas que corroborem sua decisão.
É nesse contexto que o sistema de gestão é aplicado. Ele permite que você tome nota de informações mais relevantes, as compare ao longo do tempo e evite certas armadilhas na hora de decidir oferecer algum serviço extra para seu cliente, por exemplo, pois talvez ele não precise disso no momento.
Agora que você já sabe quais pontos destacar ao oferecer um sistema de gestão para os seus clientes, que tal continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.