- 4 de junho de 2021
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
A gestão fiscal está presente na rotina de todas as empresas, sendo fundamental que as novatas compreendam todos os processos envolvidos e cumpram com suas obrigações, o que inclui publicar em Diários Oficiais, como o Diário Oficial São Bernardo do Campo.
Acompanhe nossas dicas de gestão fiscal para novas empresas.
Leia mais: Planejamento tributário na prática: por onde começar?
O que é gestão fiscal?
A gestão fiscal diz respeito a um conjunto de ações com o objetivo de cumprir com todos os requisitos das leis e obrigações da legislação tributária.
Isso envolve desde a emissão de documentos fiscais, passando pela escrituração fiscal e pela entrega de informações ao Fisco, até o pagamento de tributos.
Nesse sentido, a gestão fiscal pode ser considerada responsável por dois tipos de obrigações:
- obrigações principais: dizem respeito ao cumprimento e pagamento de todos os tributos, como taxas e impostos;
- obrigações acessórias: dizem respeito à escrituração de documentos fiscais e entrega de declarações ao Fisco.
Qual é a importância da gestão fiscal para o meu negócio?
A gestão fiscal é um dos pilares para consolidação de uma empresa, uma vez que influencia em todos os seus departamentos, incluindo a entrega do produto ao cliente.
Se a gestão fiscal for eficiente, pode prover todas as informações necessárias à equipe, otimizar a construção de um planejamento mais integrado, agilizar a produção de mercadorias, baratear custos e mitigar riscos.
As 5 dicas de gestão fiscal para empresas novatas
1. Conheça os benefícios fiscais
Tanto o governo federal quanto o estadual e o municipal oferecem isenções ou projetos que representam benefícios fiscais às empresas.
É recomendável procurar saber se a empresa tem direito a tais vantagens e quais obrigações devem cumprir para receber os benefícios.
Ainda que o projeto não pareça ser tão substancial, pode ajudar a equilibrar as finanças do negócio no fim do mês, ajudando na consolidação da sua empresa.
2. Invista em automatização de processos
Ao investir na automatização de processos fiscais, a empresa se torna capaz de ter total clareza sobre os registros e acompanhar tudo de perto para ter a certeza de que todas as obrigações tributárias estão sendo devidamente cumpridas.
Além disso, os softwares de gestão fiscal ajudam a tornar o trabalho do gestor bem mais simplificado, fazendo os devidos apontamentos para otimizar o controle das informações e de possíveis erros.
3. Faça um planejamento para gestão fiscal
O planejamento de gestão fiscal evita problemas envolvendo má administração – principal razão da falência de empresas no Brasil.
Na hora de fazer o planejamento, é preciso levar em consideração os objetivos e metas da empresa, quais caminhos devem ser traçados e como lidar com possíveis obstáculos.
4. Mantenha-se atualizado quanto à legislação tributária
A cada ano, novas modificações são adicionadas à legislação tributária. Muitas vezes, é difícil para o gestor acompanhar tudo o que muda nas regras para impostos, no sistema de tributação e em declarações de obrigações acessórias.
Nesse sentido, é interessante que o gestor permaneça atualizado sobre as alterações, principalmente analisando se seria o caso de optar por outro regime tributário que seja mais conveniente para os interesses da empresa.
Além disso, é fundamental realizar auditorias e consultorias que visem identificar possíveis falhas nos processos de tributação e estudar quais os melhores caminhos a serem traçados. Esse movimento poupa custos e serve para nortear o seu negócio.
5. Contrate uma empresa especialista em Diários Oficiais, como o Diário Oficial São Bernardo do Campo
É muito importante dispor do trabalho de especialistas na hora de fazer a gestão fiscal de uma nova empresa. Com isso, também é possível realizar as devidas publicações em Diários Oficiais, como o Diário Oficial São Bernardo do Campo, com a certeza de que tudo ocorrerá de forma ágil e adequada.
Com o Diário Oficial-e fica mais fácil realizar publicações em Diários Oficiais, além de tornar todo o processo mais profissional, tirando a burocracia das mãos do gestor e garantindo que tudo seja feito de acordo com os requisitos necessários.
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