- 6 de setembro de 2019
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Depois que o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) se tornou obrigatório, a parte contábil das empresas passou a ser ainda mais acompanhada de perto pela Receita Federal. Qualquer descuido pode resultar em autuações severas, por isso, é fundamental consultar notas fiscais contra o CNPJ. Confira mais detalhes e veja como publicar no Diário Oficial.
Saiba mais: Confira aqui quais são os tipos de notas fiscais mais usadas.
Por que é preciso consultar as notas fiscais emitidas?
O primeiro ponto a se considerar sobre a consulta às Notas Fiscais Eletrônicas (NFes) diz respeito à segurança. Independentemente do porte da empresa, é preciso prestar atenção nas notas que são emitidas contra o seu CNPJ.
O menor descuido com a emissão de notas, seja com relação à emissão incorreta, seja cancelamentos sem consentimento do negócio, pode trazer problemas na hora de realizar a contabilidade e as declarações junto à Receita Federal.
A NFe se trata de um avanço para a segurança da empresa, já que é um documento eletrônico criado para substituir as versões impressas de notas fiscais, automatizando o processo de emissão e permitindo maior segurança aos gestores.
Saiba mais: Conheça as diferenças entre os certificados e-CPF, e-CNPJ e NFe.
Como saber se há notas fiscais emitidas contra o CNPJ da empresa?
O Portal Nacional da SEFAZ é uma das formas mais eficazes e simplificadas de consultar a emissão de notas fiscais.
Primeiramente, é preciso compreender o que significa cada um dos números presentes em uma NFe. É comum haver confusão nesse meio, e os usuários menos experientes podem não conseguir concluir o processo.
O número da nota fiscal, de acordo com a regulamentação do país, compreenderá um número entre 000.001 e 999.999. Além disso, toda nota conta com um número de série, iniciado sempre por “1”.
Quando um empreendimento dá início aos seus negócios, a primeira nota fiscal emitida terá o número 000.001 e será da série 1. Após esgotar todas as possibilidades numéricas, ou seja, ter emitido 999.999 notas, a série passa de 1 para 2, e a numeração volta ao 000.001, e assim por diante.
Em vista disso, não é preciso ter o número da NFe ou seu XML para encontrá-la. Basta ter a chave de acesso ou o código de 44 dígitos a ser utilizado no site da Secretaria da Fazenda do Estado.
Como consultar as notas emitidas:
- Primeiramente, é preciso entrar no Portal Nacional da SEFAZ;
- Digitar a chave de acesso no campo;
- Confirmar e selecionar a opção “não sou um robô”;
- Inserir o certificado digital A1 ou A3.
A chave de acesso pode ser encontrada no DANFe (Documento Auxiliar da NFe). O DANFe costuma ser impresso ou enviado para o e-mail da empresa pelo fornecedor.
Saiba como publicar ou consultar os conteúdos do Diário Oficial
Por meio do portal Diário Oficial-e, é possível acompanhar de perto, gratuitamente, tudo o que é veiculado no Diário Oficial.
O portal também permite a publicação de documentos e informativos no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios. Navegue pelo site para conferir todas as informações.
Veja mais: Fusão empresarial | O que é dissídio salarial | Diário Oficial MA