- 30 de maio de 2018
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Entenda a diferença entre nota fiscal e cupom fiscal
É importante saber as diferenças entre cupom, nota fiscal e recibo de pagamento. Acompanhe aqui as principais características de cada documento e veja também como publicar no Diário Oficial da União.
Porém, para entender a diferença entre nota fiscal e cupom fiscal devemos entender o que é cada um desses itens a fundo
Acompanhe aqui o que difere cupom, nota fiscal e recebido de pagamento, assim como os detalhes em que se assemelham:
O que é Cupom
Para saber a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal precisamos entender o que é um cupom
O cupom fiscal é um documento emitido pela caixa registradora. Nesse documento, constam algumas informações, como o local, a data e o horário em que efetuou a compra, assim como os itens e o valor dos produtos adquiridos.
No cupom ainda vem constado a forma de pagamento, o desconto (se houver) e o troco que recebeu.
O que é Nota Fiscal
Saber o que é nota fiscal facilita entender a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal
Esse é o documento emitido pelo sistema de gestão de uma empresa e é nele que constam discriminados os dados da empresa, do cliente e da transportadora (nos casos que se apliquem).
Nesse documento há também uma descrição detalhada dos itens e da compra.
Nota Fiscal Eletrônica: Entenda a lei que regulamenta as transações clicando aqui.
O que é Recibo de Pagamento
O recibo de pagamento fora projetado para provar que o pagamento foi, de fato, executado. Ele pode ser fornecido aos clientes que contrataram um determinado serviço, mas tal documento apenas serve como uma comprovação de que foi pago (como o próprio nome sugere).
Os recibos não podem ser considerados parte da apuração de imposto recolhido pelo Estado ou Município, uma vez que não comprova que o prestador de serviços necessita recolher o imposto que gerou por seu trabalho.
Os documentos, aqui, são emitidos por profissionais liberais e, portanto, possuem como finalidade comprovar o recebimento de certo valor.
Deverá ser emitido em duas vias e, além das informações do prestador de serviços, deverá também constar uma descrição dos serviços, o valor que fora cobrado, a data de emissão do recibo e também precisará ter uma numeração própria.
Além da diferença entre cupom fiscal e nota fiscal, veja aqui para que o recibo de pagamento é importante.
· Cupom Fiscal e Nota Fiscal: Similaridades e principais diferenças
Saiba qual a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal
São obrigatórios sempre que se efetua um ato de compra de um produto ou serviço.
Com relação ao reconhecimento fiscal, ambos possuem a mesma funcionalidade. A principal diferença está na garantia do produto: A garantia deve contar com os dados completos do consumidor, que só são emitidos na nota fiscal.
No caso de interesse por troca, também poderá exigir-se a nota fiscal, de forma que a empresa será obrigada a efetuar a troca do produto ou acionar a garantia somente mediante apresentação da nota fiscal, e não do cupom fiscal (não possui efeito válido).
· Recibo de Pagamento e Nota Fiscal: Similaridades e principais diferenças
A diferença entre cupom fiscal e nota fiscal pode ser identificada com facilidade
Usa-se o recibo de pagamento a fim de controlar financeiramente a profissão liberal. Nos recibos constam dados que permitem aos profissionais liberais prestar todas as informações ao fisco, evitando problemas com falhas fiscais.
A nota fiscal é usada para o registro de venda de uma mercadoria, que passa a ser propriedade do comprador. Por esse mesmo motivo, a nota fiscal deverá ser preenchida com todos os dados do consumidor.
Agora que sabemos a diferença entre nota fiscal e cupom fiscal, você pode emitir a opção que melhor se adeque na situação.
Realize publicações no Diário Oficial da União através de agência de publicidade legal
Agora que sabemos a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal é a hora de realizar suas publicações!
Através do Diário Oficial –e, agência de publicidade legal, é possível realizar publicações de diversos materiais no Diário Oficial da União.
Para saber como publicar no Diário Oficial da União, navegue pelo site.