- 31 de dezembro de 2019
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
A previsão de custos é um exercício que ajuda a projetar a situação financeira de um negócio. Acompanhe todos os detalhes e veja como publicar no Diário Oficial da União.
A previsão de custos pode envolver vendas, contas, gastos com pessoal, despesas operacionais, com investimentos etc. Trata-se de uma atividade orçamentária empresarial, tendo papel importante no sucesso da empresa.
Saiba mais: O que é previsão de demanda?
Conceito de previsão de custos
No geral, a previsão de custos leva em consideração informações sobre a atual situação da empresa e, a partir disso, busca prever os valores totais de processos, projetos e o que ainda deverá ser pago até o final de um determinado período.
Previsão de custos na prática
Podem ser criadas planilhas e bancos de dados que carreguem todas as contas que são necessárias para que o negócio consiga vender seus bens ou serviços.
Atualmente, existe uma classificação de custos da empresa que divide as despesas em três categorias, a depender do ramo de atuação da organização:
- Custo das Mercadorias Vendidas (CMV): diz respeito às empresas que revendem produtos fabricados por terceiros;
- Custo dos Produtos Vendidos (CPV): aplicado às empresas que produzem os produtos que deverão vender;
- Custo dos Serviços Prestados (CSP): trata-se dos custos com vendas de serviços, apenas. Exemplos são as consultorias e assessorias.
Tipos de custos
Além disso, também é preciso diferenciar os custos de acordo com tipos específicos. Isso permite identificar quais são os mais significativos e que devem ser reduzidos.
- Custos fixos: todos aqueles que não dependem do volume da produção ou das vendas, já que existirão independentemente disso. São gastos com salário, limpeza do ambiente, aluguel do prédio, manutenção etc;
- Custos variáveis: são custos que variam de acordo com a produção ou número de vendas. Exemplo comum é o aumento de insumos utilizados para fabricação dos produtos vendidos pela empresa;
- Custos diretos: pode ser relacionado à produção, venda ou prestação de um serviço. Exemplo: matéria-prima utilizada e mão de obra direta;
- Custos indiretos: não são tão fáceis de serem identificados. Exemplo: Materiais indiretos (que fazem parte de atividades auxiliares) e mão de obra indireta (departamentos auxiliares).
Métodos para previsão de custos
Estimativa At Completion (EAC)
O primeiro método, EAC, indica o custo estimado de um projeto em seu estágio final, isto é, seu valor quando terminar.
A principal vantagem de sua utilização diz respeito ao fato de ele considerar alterações nos custos reais aplicados.
Esse cálculo é feito apenas uma vez e não é preciso fazer um acompanhamento frequente para garantir a precisão das contas. Existe mais de uma forma de chegar ao cálculo final, mas a mais comum consiste na fórmula:
EAC = BAC / CPI
BAC (sigla para Buget At Completion) significa orçamento ao final do projeto. Já CPI (sigla para Cost Performance Index) diz respeito ao índice de desempenho de custo e representa o valor orçado para o trabalho dividido pelo gasto real empregado pelo trabalho, quando já executado.
Para calcular essa variação na conclusão, que representa custos abaixo ou acima do esperado, é preciso ter uma previsão de custo para cada etapa do processo, de acordo com uma fórmula:
VAC (Variação Na Conclusão) = BAC — EAC
Estimate To Complete (ETC)
Essa estimativa foca no processo de conclusão de um projeto, com o objetivo de indicar o custo que a empresa ainda terá para executar o trabalho restante.
Como a conclusão de um projeto fica menor a cada dia, é preciso realizar essa estimativa com bastante frequência. O ETC é calculado de acordo com a fórmula:
ETC = EAC — AC,
AC (sigla para Actual Cost) significa custo total e representa o custo real do trabalho que foi feito até o momento.
Publique relatórios e outros conteúdos no Diário Oficial da União
Pelo portal Diário Oficial-e, é possível publicar relatórios, documentos, editais, atas e outros informativos no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios de forma prática e com auxílio profissional.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre os serviços do Diário Oficial-e.