- 21 de junho de 2022
- Publicado por: Diário Oficial - E
- Categoria: Dicas para contadores
Os impostos são um tributo recolhido pelo poder público e possuem a finalidade de financiar a educação, a saúde e demais direitos, como segurança e moradia. A Constituição Federal determina quem pode instituir impostos. Veja:
“Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
I – impostos;
[…]”
Esses entes federativos têm a competência de instituir, além dos impostos, as taxas e as contribuições de melhorias. No caso dos impostos, o recolhimento é obrigatório, sob pena de o indivíduo ser julgado e condenado pelo crime de sonegação.
Continue a leitura para entender mais sobre impostos diretos e indiretos!
O que são impostos diretos e indiretos
Incidentes nos tributos, estão os impostos, e, nos impostos, os direitos e os indiretos. Saiba como funciona essa classificação.
Imposto direto
Esse imposto é descontado diretamente do valor dos bens e dos ganhos auferidos pelos indivíduos. As alíquotas desse e de outros impostos diretos são proporcionais ao tamanho do patrimônio ou a da renda do contribuinte.
Um trabalhador recebe a sua renda mensalmente e, em determinado período do ano, deve pagar um imposto sobre ela. Esse é o chamado Imposto de Renda (IR), cobrado todos os anos. Em 2022, esse imposto foi exigido das pessoas que receberam mais de R$ 28.559,70 durante o ano de 2021.
Imposto indireto
Os impostos indiretos são os que estão contidos nos produtos e serviços comercializados e não são descontados depois que uma pessoa faz a compra de um smartphone, por exemplo, mas, sim, já estão embutidos no valor final do produto.
Dessa forma, todo o processo de fabricação do aparelho possui impostos, desde a compra da matéria-prima, até a gasolina utilizada para distribuir o produto.
Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), estima-se que os impostos contemplem quase 40% do preço final dos smartphones vendidos aqui no Brasil. Todos esses impostos são indiretos e já estão embutidos no preço do produto que você encontra na loja.
Quais os principais impostos diretos e indiretos?
Podemos citar, como exemplo, os impostos diretos:
- Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU);
- Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF);
- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Já alguns dos impostos indiretos são:
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Serviços (ISS).
Como esses impostos afetam as empresas?
No caso das empresas, os impostos diretos afetam diretamente no faturamento total e nos lucros, sempre a depender do regime de tributação escolhido. Uma empresa que pode optar pelo Simples Nacional tem a tributação reduzida, porém, as que precisam escolher entre o lucro presumido ou o real acabam pagando uma alta carga tributária.
Os impostos indiretos afetam a empresa no que diz respeito à precificação dos produtos, já que eles passam por todo o processo de produção e tornam o cálculo do preço final completo.
Em alguns casos os impostos mudam conforme o município onde está situada a fábrica da empresa, por exemplo, o que pode fazer com que o negócio se movimente para locais com impostos mais baixos.
Gostou do conteúdo? Então, continue no site do Diário Oficial-e para ler mais artigos como este e fazer uma publicação no Diário Oficial da União!