- 2 de março de 2019
- Publicado por: Diário Oficial - E
- Categoria: Dicas para contadores
A leitura é uma excelente fonte de conhecimento para qualquer tipo de profissão, principalmente na área do direito. Por este motivo, buscar indicação de livros para advogados é uma boa ideia para os estudantes que desejam melhorar sua vida acadêmica e sua preparação para a carreira profissional.
Existem disponíveis no mercado diversas obras jurídicas que retratam o dia a dia de um profissional de advocacia e instigam um pensamento construtivo que será fundamental para um bom desempenho na faculdade e na vida como advogado.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de livros que você não pode deixar de ler e que vão lhe ajudar nesse processo de transição entre aluno e profissional. Acompanhe!
Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)
Para atuar no direito, é indispensável ter uma boa relação com as pessoas. Geralmente, a faculdade não vai lhe ensinar isso, contudo, a vida mostrará o quando é preciso saber tratar as pessoas, manter contato e convencê-las sobre o seu modo de pensar.
Esse livro apresenta uma leitura agradável, que prende o leitor e que induz a criação de uma nova postura sobre o relacionamento humano. Vale a pena conferir!
Teoria Geral do Processo (Cintra, Grinover e Dinamarco)
É uma obra que vai auxiliar bastante no começo da faculdade, pois possibilita uma noção maior do funcionamento da Justiça em geral. Fala a respeito dos serviços auxiliares, funções do STF e do STJ, organização judiciária, Ministérios Públicos, advogados particulares e públicos etc.
É recomendável uma leitura velha, para absorver o conteúdo do livro, que tem como ideia principal a demonstração de que não existe sociedade sem direito. Além disso, os autores sustentam a tese do homem ter vivido uma etapa evolutiva pré-jurídica ao lado dos demais para, em comum acordo, reconhecerem esse direito.
A arte de fazer acontecer (David Allen)
Cursar a faculdade de direito é desafiador e muda totalmente a vida do estudante, em todos os níveis. É importante que você se sinta preparado para lidar com uma grande quantidade de livros, tarefas, provas, objetivos pessoais, estágios, entre outros.
O autor desse livro vai lhe ajudar com questões relevantes, como a organização pessoal e a fazer tudo que precisa de forma bem-feita e efetiva.
O primeiro ano – Como se faz um advogado (Scott Turow)
Nesse livro, o autor conta sobre sua vivência como estudante do primeiro ano de graduação na faculdade de direito em Harvard. Em nosso país, a carga do aluno é grande devido os longos anos de estudos, o Exame da Ordem e os demais obstáculos impostos em sua preparação.
O motivo principal da recomendação da obra é a possibilidade de ter o contato com uma realidade diferente, de um estudante de outro país, que viveu na pele um outro tipo de experiência.
Um pilar de Ferro (Taylor Caldwell)
Trata-se de uma história sobre Marco Túlio Cícero, orador e advogado na Roma Antiga. Nesse livro é possível compreender que as coisas aconteciam milhares de anos atrás da mesma maneira como acontece nos dias atuais.
Você conhecerá alguns acontecimentos da vida do personagem, como a sua contratação para atuar em um renomado escritório de advocacia, a contratação em cargos públicos como uma maneira de reduzir o poder das críticas, a utilização de discursos patrióticos pra maquiar a sujeira da polícia e até mesmo uma defesa criminal espetacular de Cícero.
Agora que você conheceu nossas dicas sobre livros para advogados de leitura indispensável, não espere mais para aproveitar e desfrutar das lições que podem ser retiradas de cada um. Além disso, por meio deles, você vai adquirir grandes conhecimentos e se manter atualizado para o seu atual ou futuro serviço advocatício.
Gostou deste texto? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecer também essas obras!