- 6 de setembro de 2016
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Na última década, a internet se revelou um verdadeiro oásis para empreendedores digitais. Mas se engana quem acha que somente negócios online podem tirar proveito dessa tecnologia: na verdade, a internet é uma forte aliada para a captação de clientes também em lojas físicas.
Muitas empresas já se utilizam de estratégias de marketing digital para melhorar seus resultados. Nesse artigo, você verá como atrair mais clientes para o seu negócio:
O que é marketing digital?
O marketing digital é um conjunto de estratégias desenvolvidas por meio da internet, tendo como objetivo o sucesso de um negócio, seja ele online ou físico. Assim como acontece com o marketing tradicional, o digital precisa ser planejado e mensurado para que as estratégias sejam sempre aprimoradas com o passar do tempo.
Uma das principais metodologias do marketing digital é a dos 8 Ps, desenvolvida por Conrado Adolpho. Para esse estudioso, as estratégias de marketing online devem seguir 8 etapas básicas:
- pesquisa;
- planejamento;
- produção;
- publicação;
- promoção;
- propagação;
- personalização; e
- precisão.
Quais são os benefícios do marketing digital para as empresas?
Existem diversos benefícios que o marketing digital proporciona para as empresas, entre eles vender mais e aprimorar o negócio. Confira:
Engajamento de propagação
De acordo com Camila Porto, graduada em Comunicação Institucional pela UTFPR e especialista em Marketing pela PUC-PR, em seu livro “Facebook Marketing”, o engajamento de propagação diz respeito a ações que geram a replicação de mensagens postadas em uma página.
Isso quer dizer que o conteúdo produzido pela sua empresa na internet pode ser compartilhado pelas pessoas quem seguem os seus perfis, gerando engajamento de propagação e alcançando muito mais pessoas do que qualquer mídia tradicional alcançaria.
Melhora da reputação do seu negócio
O marketing digital também pode servir como uma excelente ferramenta de relações públicas para a sua empresa. Desse modo, você pode utilizar as redes sociais e outras ferramentas para divulgar as qualificações do seu negócio, bem como esclarecer mal-entendidos e manter um bom relacionamento com os clientes.
Mensuração real de resultados
Quando você anuncia em um jornal impresso, poderá saber quantas pessoas o compraram ou têm assinatura do periódico. No entanto, você não consegue ter uma dimensão real de quantas pessoas visualizaram a publicidade. O mesmo ocorre com o rádio, a televisão e outros meios de comunicação tradicionais.
No marketing digital, você consegue ter acesso a métricas que mostram a real quantidade de visualizações que uma publicação nas redes sociais ou um post em blog tiveram.
Construção de uma audiência qualificada
Outro benefício que o marketing digital tem em relação às mídias tradicionais é a construção de uma audiência qualificada. Isso acontece porque nos meios offline a comunicação é massiva e se volta a um grupo muito grande de pessoas. Já na internet, o público é segmentado, pois somente quem realmente tem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa seguirão o seu negócio nas redes sociais, assinarão a sua newsletter etc.
Baixo investimento
Por mais que o marketing digital pareça um pouco complicado para as pessoas que têm pouco conhecimento e experiência no assunto, contratar uma agência ou profissional especializado na área, bem como investir nas ferramentas necessárias para a sua operacionalização, gera um baixo investimento para a empresa se comparado aos gastos obtidos ao anunciar em outros tipos de mídia.
É por esse motivo que muitas empresas de grande porte estão optando pelo marketing digital como uma das principais fontes para divulgarem os seus produtos ou serviços.
Como aplicá-lo na minha estratégia de vendas?
Existem diversos métodos para conseguir atrair mais clientes para o seu negócio por meio do marketing digital. A grande vantagem da web, conforme já foi observado, é a possibilidade de recolhimento de informações relevantes, ou seja, o monitoramento de métricas.
Cliques, tempo de permanência nas páginas, taxa de rejeição, tudo isso e muito mais são dados relevantes para o sucesso de uma empresa. Portanto, é importante conhecer alguns dos principais recursos da web. Vamos a eles!
Marketing de conteúdo
Existem diversos formatos de conteúdo além dos textos na web. Para alcançar o seu público, é possível utilizar-se também de vídeos, posts em redes sociais, podcasts, infográficos, imagens, e-books, webinars e muitos outros. Encontre quais os canais que mais agradam ao seu público e trabalhe para levar a ele conteúdo engajador e relevante.
Blogging
A estratégia de criação de artigos para blogs é um ótimo meio de levar os clientes ao seu website. Eles podem ser divulgados por meio de outras ferramentas e encontrados pelos mecanismos de buscas, gerando tráfego para o seu ambiente online. Para isso, no entanto, é necessário que o produtor de conteúdo tenha conhecimento das boas práticas de SEO para criação de conteúdo na web.
Redes sociais
Redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram podem ser ótimos meios para dialogar com a sua audiência. Fanpages e perfis empresariais também são métodos de promoções e divulgação de eventos, que podem ser uma boa ideia para levar o consumidor do virtual para o presencial. Além disso, também é possível utilizar as redes sociais como uma ferramenta de branding, mostrando ações que vão além de produtos, que envolvam os princípios da sua marca como um todo.
E-mail marketing
Engana-se quem pensa que as pessoas estão lendo menos e-mails, pois essa prática ainda é muito utilizada, sobretudo no meio empresarial. Construir uma base de contatos, portanto, é extremamente recomendável quando se fala em marketing digital, pois se trata de um recurso duradouro. É possível, inclusive, solicitar o e-mail dos compradores que visitaram a sua loja e enviar novidades por meio do e-mail marketing, mantendo-os leais ao seu negócio.
Links patrocinados
Os links patrocinados são anúncios feitos em plataformas digitais, ou seja, links que direcionam para o seu ambiente online. No Google AdWords, por exemplo, é possível escolher palavras-chave relevantes e anunciar apenas em uma região específica, o que pode ser uma grande possibilidade para quem possui um negócio físico.
Outras plataformas também possuem a segmentação por região, como o Facebook Ads, o Twitter Ads e o Bing Ads. Além disso, há outros tipos de filtros, como classe social, nível de instrução, gênero, dados demográficos etc., que podem ser bem explorados.
Conseguiu entender como atrair mais clientes para o seu negócio por meio de estratégias e recursos de marketing digital? Então assine nossa newsletter para receber mais informações como essas diretamente no seu e-mail!