O que é compliance e sua atuação nas empresas

Saiba o que é compliance e como funciona nas empresas. Acompanhe também como fazer para publicar no Diário Oficial da União.

O termo compliance vem do inglês e tem origem no verbo “to comply”, que quer dizer “agir de acordo com um comando (regra, instrução interna ou pedido)”. Confira todas as informações sobre essa ferramenta.

 

O que é compliance

Estar em Compliance significa manter-se em conformidade com as normas e regulamentos, tanto internos quanto externos. Nesse sentido, quer dizer que a empresa permanece em conformidade com os normativos dos órgãos reguladores, assim como com as atividades prestadas pela sua empresa, regulamentos internos e, principalmente, aos regulamentos inerentes ao seu controle interno.

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Atuação do Compliance nas Empresas

Como visto, Compliance significa estar de acordo com as normas, o que explica em grande parte seu conceito. O significado da palavra possui relação estreita com a conduta da empresa e sua postura mediante às regras estabelecidas pelos órgãos de regulamentação.

Em síntese, compliance nas empresas nada mais é que estar em conformidade com leis e regulamentos.

Importante salientar que o conceito se estende a todas as regras, políticas, controles internos e externos, ou seja, todo tipo de regulamentação ao qual a empresa precisa se adequar.

A empresa como um todo, ou seja, todos os seus funcionários e também fornecedores de interesse, devem se portar de acordo com as normas dos organismos reguladores.

Além do que, é preciso também garantir o cumprimento fiel de todos os diversos instrumentos normativos internos. É desta forma que a empresa estará em completa compliance trabalhista, ambiental, operacional, contábil, de segurança do trabalho, financeira, etc.

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Qual a importância do compliance para as empresas?

Estar em compliance pode ser considerado uma ferramenta, uma vez que, ao afirmar que a empresa está em compliance estratégico é possível estabelecer uma estratégia de negócios. Esse tipo de afirmação indica que há um elevado grau de maturidade em gestão e também que existe transparência.

Manter a empresa em compliance indica que os gestores e equipes dominam procedimentos diversos, que são praticados em efetiva conformidade trabalhista, política, comercial, comportamental e contratual.

Por outro lado, não estar em compliance representa um grande risco de levar a empresa a ter perdas patrimoniais, financeiras, de mercado, entre outras. Compliance e gestão de riscos são dois conceitos intimamente relacionáveis.

Nesse sentido, é preciso visar sempre o aperfeiçoamento da gestão, melhorar a maneira como os dados da empresa são tratados e como os funcionários se portam na rotina, sempre com o intuito de alcançar o maior nível possível em compliance, independentemente do ramo e do tamanho da empresa.

 

Como publicar no Diário Oficial da União através de Agência de Publicidade Legal

O Diário Oficial – e é uma agência de publicidade legal que oferece aos seus clientes as orientações necessárias para realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

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