- 29 de janeiro de 2020
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
No livro-caixa, constam informações cruciais acerca dos recebimentos e pagamentos de uma empresa. Acompanhe todas as informações e veja como publicar no Diário Oficial da União.
O livro-caixa é o local em que ficam registrados todos os pagamentos e recebimentos em dinheiro, de acordo com a data (dia, mês e ano) em que ocorreram.
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O que é o livro-caixa
O livro-caixa, ainda que seja de uso facultativo, auxilia muito as empresas na hora de realizar o registro contábil. O livro tem como principal objetivo ajudar no controle dos lançamentos inéditos de entradas e saídas do caixa da empresa.
Quando uma empresa é fundada, um dos pilares de sua consolidação está no controle financeiro de lucros e despesas. Por meio do livro, é possível manter o controle pessoal da empresa, o que pode ajudar, e muito, na hora de elaborar documentações, como o Imposto de Renda.
O livro-caixa é, geralmente, de responsabilidade do departamento responsável pela execução dos pagamentos de contas e recebimento de receitas, ou seja, a tesouraria. Também pode ser adotado por entidades com ou sem fins lucrativos.
Estruturação do livro-caixa
Data do início de cada registro
Logo no começo do livro, é fundamental anotar as datas de cada registro que será feito. Importante notar que o saldo anterior às transações deve estar constado na primeira linha do livro.
Assim, antes de iniciar outro mês, é possível saber qual era o saldo inicial registrado anteriormente.
Histórico
Na segunda parte do livro, a empresa elabora um histórico suscinto, com descrições de tudo o que foi feito. Quando uma conta é quitada, por exemplo, ou se há pagamento para fornecedor, é obrigatório registrar a transação no livro.
O histórico do livro-caixa muito se parece com um histórico escolar, já que descreve o nome de todas as contas e os valores de cada uma.
Créditos
Os créditos seriam as entradas de recursos, ou seja, tudo o que foi recebido em dinheiro, que também deve constar no livro. Não se deve confundir créditos na contabilidade com os créditos bancários (pois são opostos).
Débitos
Os débitos, por outro lado, são as saídas de dinheiro, ou seja, pagamentos feitos pela empresa, que devem ser registrados no livro-caixa.
Saldo total
O saldo total deve estar na última coluna do livro e precisa ser registrado diariamente. O cálculo é feito ao somar o saldo restante do dia anterior com as entradas, e depois basta subtrair as saídas.
Como preencher o livro-caixa
Depois de estar com o livro montado, o preenchimento deve ser feito de acordo com a data de cada movimentação financeira para que o livro seja usado como um verdadeiro documento de análise dos valores em caixa.
Além disso, cada operação deve ocupar uma linha, ainda que a entrada e saída seja referente a um mesmo fornecedor, por exemplo.
Publique documentos no Diário Oficial da União pela internet
O livro-caixa é muito útil na hora de elaborar documentações, como Imposto de Renda, que devem ser publicadas no Diário Oficial da União. Com auxílio do portal Diário Oficial-e, as empresas podem publicar no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios pela internet.
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