- 2 de junho de 2021
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Construir um ambiente saudável para a empresa envolve a utilização de KPIs, os famosos indicadores de desempenho.
Saiba o que é KPI, quais os tipos de KPI, por que são tão importantes e alguns exemplos para se inspirar e fazer uma gestão de performance realmente eficaz no seu negócio.
Saiba também: Margem de lucro: qual é a mais ideal para o meu negócio
O que significa KPI?
KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator. Em português, é chamado de Indicador-chave de Desempenho.
Os KPIs podem ser entendidos como ferramentas que te ajudam a mensurar variáveis importantes dentro de uma empresa.
Por meio dos KPIs, o gestor pode acompanhar o desempenho de operações de forma mais prática e organizada, podendo identificar gargalos e possibilidades de forma otimizada, com foco nas metas traçadas durante a etapa de planejamento.
Quais são os tipos de KPI
Há dois principais tipos de KPI: os que envolvem métricas de volume e os que trabalham as métricas de eficiência.
Ambos existem porque, por mais que seja importante averiguar o volume de vendas, por exemplo, também é fundamental avaliar os custos para saber o real valor dos lucros.
Nesse sentido:
- Métrica de volume assimila números absolutos, ou seja, quantidades;
- Métrica de eficiência averigua os resultados obtidos em comparação aos recursos investidos.
O que pode ser interessante para o meu negócio?
Os KPIs podem ser muito interessantes para o seu negócio, pois envolvem a possibilidade de mensurar praticamente todas as ações adotadas pela empresa.
No mais, é indispensável saber como utilizar os KPIs, isso porque focar em um indicador inadequado pode fazer com que o negócio perca o norte e fique sem saber qual direção tomar.
Ou seja, para medir a saúde de uma empresa, não é preciso adotar vários KPIs, mas, sim, apostar naqueles que serão certeiros para a gestão de performance. Para isso é preciso levar em consideração o nicho de atuação, o momento em que o mercado se encontra e, se possível, conversar com especialistas no assunto.
Exemplos de KPI
Alguns exemplos de KPIs muito utilizados em negócios dos mais diversos setores são:
Retorno sobre o Investimento (ROI)
O ROI é um exemplo de KPI muito utilizado no Marketing para comparar os custos de uma campanha com as receitas geradas. Esse KPI visa identificar se o investimento trouxe resultados satisfatórios, ou se é preciso modificar as estratégias de Marketing.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC busca responder a uma pergunta intrigante: quanto custa conquistar um novo cliente? O cálculo indica a resposta da questão a partir de todos os gastos envolvendo ações de Marketing e vendas divididos pelo total de clientes que fecharam uma compra.
Se o CAC estiver alto, é sinal de que, talvez, as estratégias precisem ser alteradas.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS, por sua vez, calcula a probabilidade de um atual cliente recomendar a sua empresa para outros consumidores. Por meio de pesquisas de satisfação, é possível averiguar o quão satisfeitos os clientes estão com os produtos – o que influencia em uma possível recomendação.
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