- 13 de novembro de 2018
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Confira os principais passos para fundar e gerir um escritório de contabilidade. Acompanhe também como realizar publicações no Diário Oficial da União.
O primeiro conselho geralmente dado aos futuros empresários que procuram orientações para abertura de um escritório de contabilidade diz respeito à importância do plano de negócios. Para se tornar um empreendedor contábil, é preciso ter planejamento e seguir alguns outros passos. Confira:
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Como abrir e gerir um escritório de contabilidade
Primeiro passo: planejamento
É nessa etapa que o futuro empresário deve projetar qual será efetivamente o negócio a iniciar. Isso inclui responder as seguintes questões:
- Qual será o público-alvo;
- Quais serviços a empresa prestará;
- Se o escritório escolherá uma segmentação ou será generalista;
- Qual a viabilidade da proposta inicial da empresa no mercado atual;
- Qual será o diferencial em que a empresa apostará para vencer a concorrência;
- Qual a necessidade de investimento inicial e se está apto a atendê-lo.
É visível a necessidade de realizar uma pesquisa de mercado, já que é preciso conhecer melhor o comportamento de mercado atual. Abrir um escritório pode não apresentar grandes obstáculos se houver planejamento, mas também é preciso saber gerir a empresa para não correr o risco de ser apenas mais um na multidão.
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Projetando o espaço que será necessário
Outro aspecto importante que afeta diretamente no futuro da empresa diz respeito à escolha do local para instalar o escritório, o que também influencia na estrutura que se pretende montar para ele.
Durante o planejamento para abrir um escritório de contabilidade, é preciso chegar a um número ideal de clientes (um grupo esperado) que se pretende atender no mercado atual. Com essa suposição, é possível definir o porte da empresa.
O tipo de serviço que será prestado também influencia na necessidade de delimitação de espaço, aquisição de equipamentos, contratação de funcionários etc.
É necessário planejar, ao menos, uma recepção, uma sala para cada contador e uma sala geral de reuniões, já que determinadas atividades demandam foco e atenção.
Se a empresa quiser optar por uma gestão informatizada e os clientes anexarem informações relevantes ao escritório por meio da tecnologia, a iniciativa poupará espaço, já que dispensará o uso de um espaço exclusivo para armazenar os documentos em papel.
Ainda com relação à estrutura, mesmo que não haja uma técnica brasileira própria voltada para a montagem de um escritório de contabilidade, existem outras que contemplam aspectos de segurança.
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Atenção na gestão do time
Após abrir um escritório de contabilidade, para exercer uma boa gestão dos negócios, é necessário responder as seguintes perguntas: Quantos funcionários serão necessários na rotina da empresa? E quais serviços poderão ser terceirizados?
Ao estipular como será o funcionamento do time, é preciso ser criterioso e garantir que haja tranquilidade no trabalho de todos os envolvidos. É crucial evitar dar início aos trabalhos já com a equipe sobrecarregada, ou mesmo contratar excedente de funcionários, que ficarão ociosos ou sem função.
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