- 23 de agosto de 2021
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Analisar o balanço patrimonial de uma empresa é um cuidado importante para garantir que a saúde financeira da companhia vai bem, abrindo caminhos para novos investimentos e otimizando o crescimento dos negócios como um todo.
Se você quer saber o passo a passo para fazer uma análise de balanço patrimonial bem aprofundada, esse artigo certamente tem informações que podem ser úteis. Boa leitura!
O que é o balanço patrimonial de uma empresa?
Um balanço patrimonial de uma empresa nada mais é do que um relatório contábil que descreve com detalhes toda a situação financeira de uma companhia dentro de um determinado período.
O intuito desse documento é ajudar empresários e tomadores de decisões a analisarem de forma panorâmica todos os bens patrimoniais do negócio, identificando áreas que podem ter seus gastos otimizados e quais precisam de mais investimentos.
Qual é a composição do balanço patrimonial?
Todo balanço patrimonial contém certas informações obrigatoriamente. São elas:
Ativos
Chamados de ativos, esses são todos os bens e recursos que um negócio possui que podem gerar lucro ou valor econômico. Um bom exemplo de ativos são os maquinários, veículos usados pelos colaboradores, equipamentos, itens em estoque, ferramentas e mais.
Contas a receber também são consideradas ativos dentro do contexto do balanço patrimonial.
Passivos
Os passivos, em contrapartida, representam todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de uma empresa. Alguns dos passivos mais importantes são o pagamento dos funcionários, quitação de dívidas, pagamento de aluguéis, conta e tributações.
Patrimônio líquido
O patrimônio líquido é quanto, efetivamente, uma empresa tem em recursos. Esse valor é calculado levando em consideração valores de investimentos, reserva de lucros e débitos em prejuízo.
Em um balanço patrimonial, o patrimônio líquido representa o retorno financeiro real que acionistas e investidores tiveram com o negócio dentro do período de análise.
Qual é a importância de fazer o balanço patrimonial?
Fazer o balanço patrimonial é uma obrigação para empresas de capital aberto, assim como a sua publicação no Diário Oficial da União. Porém, fazer esse levantamento também pode ser muito vantajoso de um ponto de vista estratégico.
Com um balanço patrimonial, sua empresa pode:
- Conhecer profundamente todos os seus bens, direitos e obrigações;
- Entender quais são suas principais fontes de recurso;
- Otimizar investimentos, alocando-os de forma inteligente;
- Permitir um planejamento tributário mais robusto;
- Criar uma cultura de transparência para com os investidores e acionistas;
- Observar a sua evolução ao longo do tempo e ganhar previsibilidade nas operações.
Como é feita a análise do balanço patrimonial de uma empresa?
A análise do balanço patrimonial de uma empresa é um processo que requer bastante cuidado, já que esse é um documento que mostra mais do que apenas a situação da empresa no momento, podendo servir como um elemento importante na tomada de decisões.
Resumidamente, um balanço patrimonial deve ser capaz de mostrar com clareza três principais indicadores: rentabilidade, liquidez e endividamento. Entenda agora as principais fórmulas para chegar a esses números:
Rentabilidade
- Retorno sobre os ativos: lucro líquido / ativo total;
- Giro de ativos: vendas / ativo total;
- Retorno sobre o patrimônio líquido: lucro líquido / patrimônio líquido.
Liquidez
- Liquidez corrente: ativo circulante / passivo circulante;
- Liquidez imediata: disponível / passivos circulantes;
- Liquidez seca: (ativos circulantes – estoques) / passivos circulantes;
- Liquidez geral: (ativos circulantes + realizáveis a longo prazo) / (passivos circulantes + exigível a longo prazo).
Endividamento
- Endividamento: passivo total / ativo total
- Grau de endividamento: passivo / patrimônio líquido
Publique o balanço patrimonial da sua empresa com o Diário Oficial-e
Se a sua empresa é de capital aberto, publicar o seu balanço patrimonial é uma obrigação legal. Deixe que o Diário Oficial-e te ajude nesse processo!
Nossos especialistas estão prontos para auxiliar a sua empresa e garantir que a publicação aconteça de forma eficaz, rápida e sem dores de cabeça. Entre em contato conosco agora!