- 1 de julho de 2017
- Publicado por: Diário Oficial - E
- Categoria: Dicas para contadores
Acompanhar o edital, habilitar-se, estar em dia com obrigações e documentações: o processo de licitação pública tem etapas características e bem definidas, e saber como agir em cada uma delas pode ser a diferença entre perder ou ganhar um contrato.
No post de hoje, listamos 4 dicas valiosas para ajudar você a garantir o sucesso da sua participação em licitações. Continue a leitura e descubra como evitar erros durante o processo!
Como funciona o processo de licitação pública
O processo de licitação pública tem início com a publicação do respectivo edital, responsável por divulgar todas as informações sobre o procedimento aos interessados. Empresas que desejarem enviar sua proposta devem cadastrar-se no site do solicitante e ter acesso ao software exigido.
Em seguida, é iniciado o pregão online e fixação da menor proposta. O procedimento funciona como o de um leilão invertido: o pregoeiro recebe lances até que eles se esgotem e ganha aquele que oferecer o menor preço.
Por fim, é verificada a habilitação do vencedor. Se ele não estiver em dia com as exigências, o segundo lugar é verificado e assim em diante. Então é aberto o prazo para recebimento de recursos contra a licitação e, se não houver nenhuma incorreção, é elaborado o respectivo contrato.
4 dicas para vencer uma licitação
1. Estude o edital
No edital estão contidas todas as informações para o procedimento de licitação, e conhecê-lo é exigência fundamental para quem deseja participar do processo. Leia o documento até compreendê-lo por completo. Tenha consciência dos documentos necessários e prazos para entrega.
Em hipótese alguma apresente qualquer proposta se tiver alguma dúvida. Se achar necessário, submeta um questionamento à comissão que elaborou o edital. Essa atitude é importante, pois o não cumprimento do contrato implicará em sanções e até mesmo no impedimento de que a empresa exerça suas atividades.
2. Organize a documentação
Apresentar a documentação exigida é essencial para que o concorrente vencedor possa habilitar-se e, posteriormente, fechar contrato com a administração pública. Sem ela, você pode ser desclassificado e acabar perdendo o contrato, ainda que tenha vencido o processo.
Faça uma check-list de todos os documentos a serem apresentados e organize-os com antecedência. Uma dica para facilitar a identificação de todos os elementos é criar uma folha de rosto para cada papel exigido.
3. Esteja sempre em dia com as obrigações fiscais
Uma das exigências da administração pública para os participantes de processos de licitação é que estejam completamente em dia com suas obrigações fiscais. Dessa forma, assegure-se de que sua empresa possa apresentar a qualquer momento comprovantes de recolhimentos de tributos ou semelhantes.
4. Acompanhe o andamento da licitação
Por fim, é importante apresentar a sua proposta e continuar acompanhando, se possível diariamente, todo o andamento do processo licitatório. Isso porque você pode vir a elaborar novos “lances” e ser chamado para apresentar novos documentos, verificar incorreções ou mesmo apresentar recursos.
O sucesso na participação em qualquer processo licitatório só depende de você. Lembre-se de estar sempre em dia com as obrigações da empresa, gerindo-a na mais plena legalidade, elaborar questionamentos quando necessário e não perder nenhum andamento.
Agora que você entendeu quais são as melhores práticas em um processo de licitação pública, que tal levar esse conhecimento adiante? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus contatos a terem sucesso em suas licitações!