- 25 de julho de 2016
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Mercado de Trabalho
Para obter sucesso no mercado atual, todo empreendedor precisa ter algumas habilidades de marketing. Seja nos negócios ou no âmbito pessoal, é fundamental se posicionar constantemente para destacar suas qualidades pessoais e obter o tipo de trabalho que se deseja. Não importa se você é patrão, funcionário ou investidor: sem uma presença forte no mercado, você certamente perderá grandes oportunidades.
No post de hoje, reunimos algumas dicas de marketing pessoal para ajudar você a ser reconhecido pelas suas habilidades. Quer construir uma carreira sólida baseada nos seus talentos? Então acompanhe com a gente!
Seja um mestre na sua área
O primeiro passo para um marketing pessoal eficiente é tornar-se conhecido como “o cara” na sua área de atuação. Quando as pessoas sabem quem você é e reconhecem o valor que você traz aos negócios, fica muito mais fácil obter clientes ou conquistar o emprego dos sonhos.
Trabalhe seu próprio mercado para atrair visibilidade para o seu eu profissional. Para isso, escolha um tema que você domine e no qual queira ser reconhecido, focando também em um público específico (estudantes ou pequenas empresas, por exemplo). Não dá pra ser tudo ao mesmo tempo e para todos, então concentre seus esforços nos assuntos e nas pessoas certas!
Siga grandes nomes do seu mercado
Uma das melhores maneiras de se atualizar sobre o mercado é seguindo quem tem experiência e conhecimento na sua área. Afinal, nunca foi tão fácil se conectar com especialistas do mercado como é hoje! Acompanhe líderes do seu segmento no LinkedIn, inscreva-se em blogs sobre o assunto e procure referências do seu mercado de atuação. Acompanhe também as outras redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e o que mais for útil para a sua estratégia. Ficar por dentro do seu mercado certamente trará grandes vantagens para o seu marketing pessoal!
Não se limite ao virtual
Muitas pessoas dependem da tecnologia para tudo, o que pode acabar prejudicando as relações interpessoais. Em vez de usar o Facebook apenas para manter contato com os amigos, experimente utilizar essa ferramenta para agendar reuniões presenciais com pessoas interessantes para a sua imagem profissional.
Os empregadores priorizam contratar e promover funcionários com grandes habilidades sociais. Ao colocar-se em situações variadas dentro e fora do universo online, você será mais capaz de desenvolver sua rede interpessoal, melhorar sua comunicação e aprender a lidar com a diversidade de pessoas. Use suas redes virtuais para filtrar as pessoas certas e criar laços que também funcionem offline.
Crie conteúdo de qualidade
Sempre lemos sobre marketing de conteúdo e vemos como essa estratégia se aplica às empresas, que buscam educar e engajar quem se interessa por seus produtos e serviços. No marketing pessoal, essa estratégia funciona de forma semelhante. Ao publicar, em suas redes sociais, conteúdo que revele seus conhecimentos, seus seguidores irão aproveitar essas informações. Incentive o compartilhamento e o engajamento por parte dos seus contatos: isso irá impulsionar sua carreira e contribuir muito para o seu marketing pessoal.
Aplique o “Dress to Impress”
”Dress to impress” é uma expressão aplicada ao mercado americano que consiste em “vestir-se para ser visto”. Aplique isso no seu marketing pessoal, mas cuidado com extravagâncias e exageros! Respeitar seu estilo é fundamental, ou você não conquistará a simpatia e confiança dos seus seguidores: no mundo corporativo, menos também pode ser mais.
Agora que você já conheceu os grandes segredos do marketing pessoal, que tal trabalhar sua imagem para ser reconhecido no mercado? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo e participe!