Aprenda a conquistar clientes para seu escritório de advocacia

A rotina do advogado em seu escritório não é nada fácil. Além de atuar como um verdadeiro empreendedor, ele deve estar sempre atento às novidades do mercado para aplicá-las em sua realidade — mantendo-se relevante e competitivo.

Outro ponto importante no dia a dia desse profissional é conquistar clientes. Pessoas que pagam no prazo e representam boas oportunidades de trabalho, porém, só são alcançadas com a utilização de estratégias de marketing adequadas.

Nesse contexto, uma boa rede de relacionamento é essencial para que o advogado se torne conhecido em seu meio de atuação.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda como conquistar clientes para escritório de advocacia!

Em primeiro lugar, a ética profissional

Há quem diga que o Código de Ética da OAB elimina todas as possibilidades de o advogado fazer propaganda de seus serviços e acabe completamente com seus recursos. Mas a história não é bem assim.

Estratégias de marketing voltadas ao mundo jurídico podem — e devem! — ser utilizadas no cotidiano de escritórios. Inclusive, a nova redação do Código traz inovações no sentido de incentivar a prática de marketing de conteúdo, e endossa ações que têm como fim educar seu público-alvo.

Patrocinar eventos na área, utilizar com sobriedade redes sociais e se valer de material gráfico para produzir conteúdo sobre o mercado do Direito são práticas altamente recomendadas. Elas não ferem a ética profissional e enaltecem as qualidades dos advogados de seu escritório.

Melhores práticas de rotina para conquistar clientes para escritório de advocacia

Como mencionamos, o marketing para advogados é importantíssimo na atração do público-alvo. Porém, a conquista de novos clientes começa no no seu trabalho do dia a dia. Veja as principais dicas para começar a atrair as melhores oportunidades:

Ofereça um serviço de qualidade

O que é um serviço de qualidade? Essa, sem dúvida, é uma definição subjetiva. Porém, um bom advogado é aquele que verdadeiramente conquista o cliente, entregando mais do que ele esperava.

Para isso, você pode adotar práticas de rotina, como:

  • mostrar-se disponível para contato pelas redes sociais;
  • atualizar-se constantemente sobre sua área de atuação;
  • esclarecer desde o início todos os gastos que o cliente terá com o processo — como cópias, transporte e outros itens;
  • educar o cliente sobre o caso, explicando todas as questões envolvidas.

Cumpra as metas estabelecidas

Para oferecer um serviço de qualidade e conquistar mais clientes, um advogado também precisa estabelecer e cumprir metas. Afinal de contas, um escritório de advocacia é um negócio. Com isso, é necessário ter indicadores capazes de mensurar o crescimento para saber se você está indo na direção certa.

Isso significa que você pode colocar metas relacionadas direta ou indiretamente à captação de clientes, como:

  • X reuniões por semana com potenciais consumidores;
  • X% de fechamento de contratos;
  • X novos contatos profissionais por semana.

Uma boa dica para estabelecer metas é utilizar o método SMART. Essa metodologia diz que toda meta deve ser específica, mensurável, alcançável e relevante, além de ter um tempo limite no qual deve ser cumprida.

Faça um bom controle operacional

Infelizmente, nem sempre os trabalhos que pagam mais são os que valem mais a pena financeiramente. Parece controverso? Bom, na prática há processos que exigem muito mais tempo do que outros, ocupando mais horas de trabalho do advogado.

Ao fazer a gestão do tempo e controlar com excelência sua agenda, você descobre que tipo de cliente precisa atrair para seu negócio para que as finanças fiquem em dia.

Se você tiver uma planilha com todos os trabalhos realizados, por exemplo, pode identificar padrões, estabelecer objetivos financeiros e buscar ações capazes de trazer um retorno maior pelo tempo investido.

Dessa forma, seu escritório de advocacia deixa de perder tempo com casos que não valem a pena e passa a investir naqueles trabalhos com bom custo-benefício.

Melhores estratégias de marketing para conquistar clientes para escritório de advocacia

Depois de oferecer um atendimento de excelência, ter uma rotina organizada e contar com metas claras, é hora de partir para o marketing. Acompanhe as principais dicas para se destacar:

Busque se diferenciar da concorrência

Todo mundo já viu escritórios de advocacia que dizem fazer todos os tipos de trabalhos. Porém, qual é a imagem que isso passa aos clientes? E como eles se diferenciam da concorrência?

Se o objetivo é conquistar clientes para seu escritório de advocacia, é fundamental se destacar frente à concorrência. Esse posicionamento começa escolhendo as suas áreas de atuação e se especializando nelas. Mas atenção: não basta ter essa definição internamento — também é preciso comunicá-las aos clientes.

Além disso, você deve encontrar seu principal diferencial. O que seus clientes mais elogiam sobre o seu trabalho? O que torna seu escritório de advocacia único? Pegue isso e evidencie para o público, mostrando que você não é igual a todo mundo.

Utilize ferramentas de marketing digital

As novas tecnologias dominam todos os segmentos. Qualquer cidadão comum que não possui um advogado de confiança busca a internet para ao menos pesquisar soluções para seus problemas envolvendo a lei.

Para captar estes casos, será necessário lançar mão de ferramentas de marketing digital. Vale a pena manter redes sociais atualizadas, produzir vídeos sobre o objeto de sua especialização, participar de conferências online e escrever artigos acadêmicos.

Esses materiais serão os responsáveis por divulgar seu conhecimento, aproximando possíveis clientes do seu escritório.

Marque presença em eventos do meio

O artigo 45 do Código de Ética da OAB é claro ao autorizar escritórios de advocacia a patrocinar eventos na área. É um bom meio para divulgar o nome do advogado em boletins eletrônicos e físicos.

Ainda que você não tenha interesse em patrocinar, vale considerar ao menos participar de eventos jurídicos. Eles ampliam o networking, possibilitam o encontro com demais advogados e oportunizam parcerias.

Tenha uma equipe especializada

É bastante improvável que uma pessoa sozinha consiga fazer todo o trabalho do escritório por conta própria. É necessário escolher outros profissionais para compor um time sólido, especializado e capaz de cumprir com as demandas do negócio.

Por isso, certifique-se de contar com uma equipe especializada para garantir a melhor qualidade dos serviços. Será necessário confiar e delegar tarefas a fim de manter o fluxo de procedimentos positivo e atender bem os clientes, fidelizando-os.

Não economize esforços na hora de contratar seu time, pois o retorno financeiro nada mais é do que o resultado de um trabalho bem feito por todos os colaboradores.

Não se esqueça do básico

Parece óbvio, mas muitos escritórios e advogados acabam focando tanto em suas atividades base que se esquecem de realmente fazer o básico — como distribuir cartões e investir na divulgação boca a boca.

Portanto, esteja sempre atento e pergunte para seus conhecidos, sempre que possível, se eles precisam de serviços de advocacia ou se conhecem alguém que precisa. No mundo do Direito, é fundamental se portar de acordo e vender bem o seu peixe!

E então, entendeu como conquistar clientes para escritório de advocacia e já está pronto para colocar nossas sugestões em prática? Ótimo! Aproveite para conferir também nosso post com 4 estratégias para escritórios de advocacia que desejam crescer.