Ativo realizável a longo prazo: o que é e como funciona

O balanço patrimonial precisa ser publicado por grande parte das empresas e conter os ativos realizáveis a curto prazo e longo prazos, ativos circulantes e ativos não circulantes.

Hoje, vamos entender melhor o que é o ativo realizável a longo prazo. Acompanhe!

O que é ativo realizável a longo prazo?

O ativo realizável a longo prazo é uma das informações que constam no balanço patrimonial das empresas e se refere a todos os direitos e bens que a organização auferirá no período de um ano, a partir do momento em que o balanço patrimonial for publicado.

Isso significa que, para que um ativo seja realizável em longo prazo, ele não pode já pertencer à empresa, pelo menos não na integralidade. Se a empresa receber determinada quantia monetária em setembro, mas o seu contador realizou o balanço patrimonial em maio do mesmo ano, a quantia precisa ter sido lançada no documento.

Confira:Você sabe o que é o CFC?

Quais são as contas do realizável a longo prazo? 

São todos aquelas que a empresa receberá em até um ano, depois da publicação do balanço patrimonial, como cheques, empréstimos, etc.

Para exemplificar, podemos utilizar o exemplo do cheque:

Um posto de gasolina recebe 2 cheques para o pagamento do combustível: um para 30 dias, e outro, para 60 dias. Então, 45 dias depois, é publicado o seu balanço patrimonial, de modo que um dos cheques já foi recebido, e o outro ainda não. 

Assim, o cheque que será compensado nos próximos dias e deve constar no balanço patrimonial na parte de ativos realizáveis a longo prazo.

O que são ativos financeiros 

Os ativos financeiros são aqueles que podem se tornar valor monetário de moeda corrente do próprio país ou de outro, ou seja, se uma empresa atua com a exportação de produtos para os Estados Unidos, o produto pode ser pago em dólar e também será um ativo financeiro.

Outros ativos desse tipo são as propriedades, os terrenos, o estoque, os pagamentos, títulos de crédito, o valor que a empresa possui em caixa, o maquinário da organização, e por aí vai. 

O ativo financeiro pode ser circulante ou não circulante. Os circulantes são aqueles que têm a ver diretamente com o dinheiro, como no caso do valor em caixa da empresa. Já os não circulantes são aqueles que fazem parte do patrimônio físico da empresa, como os seus prédios. 

No conceito de ativos financeiros, estão os ativos realizáveis a longo prazo, já citados aqui neste conteúdo. Ainda não fazem parte do patrimônio da empresa, mas estão previstos em orçamento ou em seu planejamento financeiro e, por isso, devem ser considerados ativos.

Qual a importância do balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um documento que ajuda os sócios e gestores a visualizarem o estado atual da empresa no que diz respeito aos ativos e passivos, facilitando, assim, a administração do negócio e a tomada de decisões sobre novas estratégias e investimentos, por exemplo.

Além disso, esse documento também é obrigatório por lei para praticamente qualquer empresa. Para os negócios optantes pelo Simples Nacional, não há essa obrigatoriedade, porém, para poderem participar de processos licitatórios, é necessário fazer o balanço patrimonial.

Gostou do conteúdo e deseja saber como fazer publicações no DOU? Então, continue no site do Diário Oficial-e!