- 28 de janeiro de 2018
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Mercado de Trabalho
Confira aqui quais são as áreas do direito mais bem pagas do país, e conheça mais sobre o Diário Oficial – e.
Todo graduando em direito precisa escolher uma área de atuação. Além da afinidade, outro bom critério na hora de tomar essa importante decisão é a rentabilidade e remuneração. Os salários podem variar bastante, por isso, acompanhe nosso guia e tire suas dúvidas.
Áreas do Direito mais bem pagas no Brasil
· Procurador da República
Um dos cargos mais bem pagos do setor público brasileiro é o de Procurador da República. Os salários podem passar dos 25 mil reais para os profissionais que escolhem atuar na promoção de ações penais, ações públicas e instauração de inquéritos, na defesa dos direitos humanos, sociais e coletivos.
Para se tornar um procurador da república, é necessário possuir graduação em Direito e comprovar experiência de, pelo menos, três anos de atividade jurídica.
· Juiz Federal
Os concursos para juízes são conhecidos pelo grau de dificuldade elevado e grande concorrência, já que contam com relevante salário inicial (no caso dos juízes federais, a média varia em torno de 23 mil reais).
Além de tratar de assuntos referentes ao interesse do país, como aqueles que lidam com corrupção envolvendo verbas federais, o juiz cuida de outras questões, relacionadas aos direitos humanos e temas internacionais.
Para atuar como juiz federal e ter um bom salário é preciso, além do diploma de Direito, o exercício de atividade jurídica comprovada por, pelo menos, três anos.
· Delegado da Polícia Federal
Com o passar do tempo, e também por conta de acontecimentos recentes na política do país, como a operação Lava Jato, e outras ações de combate à corrupção no Brasil, a Polícia Federal ganhou certo destaque, e com isso, a posição de Delegado Federal também passou a chamar atenção.
O escolhido para o cargo deve possuir bacharel em Direito, e pode contar com salário inicial de 15,3 mil reais. Estão entre as suas responsabilidades: fazer investigações, planejar e comandar operações e executar medidas de segurança.
· Advogado da União
Além do diploma de direito, neste caso, é preciso também ser advogado, ou seja, ter sido aprovado no Exame da Ordem e estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Aquele que for aprovado em um concurso de Advogado Geral da União receberá salário acima de 16 mil reais e trabalhará em prol da defesa dos órgãos da administração pública federal, produzindo pareceres e fazendo sustentações.
· Defensor Público Federal
Outro alto salário do funcionalismo público (acima de 16 mil reais) o cargo de defensor público se enquadra nos mesmos critérios do Advogado da União.
O candidato que deseja pleitear a vaga deve ser formado em Direito e inscrito na OAB. A diferença principal é que o defensor público federal deve ser responsável por atuar assessorando juridicamente aqueles que não possuem capacidade para constituir um advogado na Justiça Federal.
Conheça mais sobre: as áreas do direito mais bem pagas.
Conheça mais sobre o Diário Oficial – e, e realize publicações no Diário Oficial do Estado
O Diário Oficial – e é uma agência de publicidade legal, pela qual é possível efetuar consultas gratuitas e publicações no Diário Oficial do Estado, dos Municípios e da União.
Navegue pelo site para ter mais informações.