Entenda como funciona o concurso da Polícia Federal (PF)

Ser policial federal é o sonho de muitos homens e mulheres em todo o Brasil. A maioria trilha a carreira policial desde muito nova, para estar preparada o mais cedo possível para cumprir as etapas do concurso da Polícia Federal (PF). Se esse é o seu caso, preparamos um material completo para ajudar!

Confira, neste conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre o concurso da Polícia Federal (PF) e como é a atuação da polícia do estado.

O que é preciso para se tornar um policial federal?

Para ser um policial federal, é preciso cumprir alguns requisitos. O primeiro é a aprovação no concurso da Polícia Federal (PF), um dos certames mais concorridos do Brasil e demanda muito preparo físico e teórico dos candidatos. Os detalhes do concurso da PF serão abordados no último tópico deste artigo.

Outros requisitos são:

  • Estar em dia com as obrigações militares;
  • Ser maior de idade no momento da posse;
  • Gozar de todos os direitos políticos;
  • Ser brasileiro nato ou ter nacionalidade brasileira;
  • Possuir habilitação para dirigir na categoria B; 
  • Ter nível superior completo.

O que faz um policial federal?

O policial federal participa de operações e investigações, para combater e evitar que crimes sejam cometidos. Os crimes podem ocorrer de diversas maneiras, como o tráfico de drogas internacional, e precisam ser de competência federal, para que os agentes possam atuar.

Para entender melhor a atuação da Polícia Federal, confira o conceito definido pela Fundação Carlos Chagas (FCC):

“A polícia federal, entre outras finalidades, destina-se a apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei”.

Como funcionam os concursos da Polícia Federal (PF)?

O concurso da PF é, sem dúvida, um dos mais desejados do Brasil. Milhares de candidatos se inscrevem todos os anos em busca de diversas vagas que oferecem remunerações que podem chegar a mais de 20 mil reais por mês.

No ano de 2021, foram abertas 1500 vagas, e as inscrições ocorreram entre os dias 30/03/2021 até 01/04/2021. A banca organizadora do certame foi a Cebraspe, e os cargos ofertados foram o de delegado, agente, escrivão e papiloscopista.

O teste para agente de polícia contou com uma prova objetiva e uma redação. Nas questões objetivas, foram abordadas disciplinas como Legislação Específica, Direito Penal, Contabilidade, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Estatística, Português e Informática.

Depois de obter a aprovação na prova objetiva e na redação, o candidato ainda deve fazer um teste de aptidão física e testes médico e psicotécnico, para verificar se está apto física e mentalmente para a função de agente federal.

Gostou do conteúdo? Continue aqui no site do Diário Oficial-e, para ler mais sobre este e outros assuntos e fazer uma publicação no Diário Oficial!