Saiba tudo sobre clipping no Diário Oficial

Importante ferramenta para a mensuração de resultados de mídia espontânea, a clipagem também é um artifício bastante usado no meio jurídico, podendo servir de prova e consulta em processos. Mas o que o Clipping é exatamente e como utilizá-lo no Diário Oficial?

O que é Clipping no Diário Oficial?

Originada da palavra clip, em inglês que significa cortar ou grampear –, o Clipping é uma ferramenta utilizada para mensurar as menções e veiculações sobre um determinado assunto, pessoa ou empresa por meio de recortes (físicos ou digitais) de matérias, publicidades ou qualquer tipo de publicação em sites, jornais, revistas e meios de comunicação em geral.

O trabalho de clipagem geralmente é conduzido por assessorias de imprensa, que visam apresentar resultados de mídia gratuita aos seus clientes. É importante ressaltar que não apenas as áreas de Marketing e Comunicação utilizam esse serviço, como também o setor jurídico, a fim de contribuir em processos a partir da coleta de informações sobre a repercussão de determinados casos.

No Diário Oficial, também é possível consultar on-line todas as matérias publicadas no jornal físico e na versão digital. Para isso, é preciso um cadastro no sistema do Diário Oficial da União (DOU). Entre os conteúdos comumente veiculados no Diário, estão avisos de licitações, concursos públicos, editais, balanços patrimoniais de empresas, atas de reunião e atos oficiais do governo.

Como funciona o Clipping no Diário Oficial?

A partir do cadastro no site, a pessoa ou empresa recebe mensagens via correio eletrônico com tudo o que foi publicado e encontrado diariamente. Essa é uma forma de manter todos os profissionais interessados nos conteúdos do Diário Oficial atualizados e por dentro de tudo o que julgam necessário e relevante para “clipar”. 

Esse sistema de alerta pode ser ativado dentro do próprio site da Imprensa Nacional ao clicar no botão “INBusca – Alerta de Publicação” no menu do portal. Além de escolher a quantidade e os dias específicos que deseja receber notificações, pode-se definir termos específicos de pesquisa para filtrar melhor a busca.

Outra forma de realizar o trabalho é por meio de softwares, que, de forma automatizada, são capazes de identificar palavras-chave e padrões nas publicações. Além de economizar tempo e dinheiro, esses programas facilitam o recorte de matérias e executam ações, como a importação de dados, associação com processos, emissão de relatórios e envio de alertas eletrônicos.

O Diário Oficial-e, por exemplo, oferece o serviço de Clipping no Diário Oficial, no qual interessados podem entrar em contato e conseguir acompanhar recortes de seu interesse em Diários Oficiais de todo o Brasil. Todos os resultados são convenientemente entregues em sua caixa de e-mail, permitindo que você se mantenha atualizado sobre o andamento de todos os processos pertinentes.

O que é risco de revelia?

A revelia é descrita como a ausência do ato de defesa de um réu, mesmo tendo sido oficialmente citado ou intimado pela justiça, conforme o artigo 344 do Código de Processo Civil brasileiro. Nesses casos, se o réu for considerado revel, ou seja, que não acata à ordem estabelecida ou apresenta defesa, as alegações contra ele serão julgadas como verdadeiras.

Mesmo que decretada a revelia, o acusado tem a possibilidade de intervir, mas não deverá mais ser comunicado sobre prazos do processo. É aí que entra a importância da clipagem para auxílio jurídico, a fim de evitar o risco de revelia, uma vez que os prazos de um processo contra revel devem ser distinguidos e contados a partir de publicações na Imprensa Oficial. Esse instrumento também é essencial para o acompanhamento das citações de advogados.

Receba todas as atualizações de Diários Oficiais em sua caixa de e-mail

Fonte de publicação e checagem de grandes empresas e órgãos públicos brasileiros no Diário Oficial da União e nos veículos oficiais de imprensa de estados e municípios, o Diário Oficial-e é intermediador de publicações no DOU, mas também oferece uma poderosa ferramenta de clipagem do Diário Oficial da União, dos Estados e também dos Municípios. 

Para começar a receber clippings da publicação em sua caixa de e-mail e manter-se atualizado, preencha o formulário abaixo com as informações necessárias.

Como nós podemos te ajudar?

Clique no botão abaixo para tirar suas dúvidas.

Entre em contato conosco

Cadastre-se em
nossa Newsletter