Veja como fazer a consulta de processos

Fundamental para o trabalho de advogados e juristas, a consulta processual é uma tarefa realizada diariamente, a fim de atualizar o andamento de ações e decisões jurídicas. Ela pode ser realizada manualmente, mas hoje também existe uma série de programas on-line que facilitam esse trabalho. No entanto, como realmente fazer uma consulta e qual a sua importância? 

O que é consulta de processos?

Indo direto ao ponto, ela é o acompanhamento de processos feito por um advogado ou profissional que atua no âmbito jurídico. A consulta pode ser feita por meio de informações físicas, como anotações, documentos, pastas e recortes jornalísticos, e digitalmente, em sites e softwares especializados.

A importância da consulta de processos

Com o objetivo de buscar informações e documentos, bem como acompanhar os prazos de cada processo, a consulta é uma atividade que requer bastante organização e cuidado, pois qualquer equívoco pode se tornar um grande problema para o advogado, para o escritório e até para o cliente em questão. 

Por ser uma tarefa administrativa considerada simples, ela geralmente é realizada por estagiários, assistentes ou secretários de um escritório de Direito. Entretanto, mesmo sendo de fácil execução, tal tarefa tem grande importância para a atualização de advogados sobre cada processo em que estão envolvidos, tomando-a base para as próximas ações no trabalho.

Como fazer a consulta de processos?

A pesquisa sobre informações de processos pode ser feito de forma manual ou automática, como citado acima. A manual é feita a partir do mapeamento e análise de tribunais e diários oficiais, responsáveis pela publicação e atualização desses dados. Saber o tribunal exato onde o processo está tramitando é fundamental para agilizar a consulta.

Já a automática permite uma busca mais apurada, completa e rápida, utilizando poucos dados, como o número do processo ou o nome do cliente. Para isso, porém, é necessário criar rotinas de trabalho que garantam um acompanhamento contínuo e regular por meio de planilhas e agendas para que o profissional esteja sempre atualizado, não perdendo prazos e ações. 

O Acompanhamento do processo por número pode lhe dar uma série de informações importantes em relação ao seu andamento, se houve algum tipo de recurso ou até mesmo os prazos das ações de cada parte, o que torna o acompanhamento do processo por número uma parte importante dos trâmites judiciais.

Para facilitar a visualização, o acompanhamento de processo online pode ser realizado em qualquer dispositivo que possua a conexão com a internet através dos sistemas do governo, de modo que o acompanhamento de processo online é a forma mais ágil e cômoda de se consultar seu processo.

Vantagens de consultar um processo judicial pela Internet

Dizer que os avanços da tecnologia e a evolução da Internet transformaram o mundo é como chover no molhado. No entanto, é inegável que a digitalização dos processos facilitou (e muito) a vida de diversos profissionais inclusive a dos advogados.

A praticidade em pesquisar processos em sites de busca jurídica, tribunais e diários oficiais de imprensa trouxe mais agilidade para a função de consulta processual. Melhor que isso: a criação de softwares trouxe ferramentas capazes de diminuir erros humanos e otimizar o trabalho.

Além de melhorar o processo de pesquisa, esses programas on-line permitem uma série de ações, como ficar por dentro dos prazos, analisar e atualizar documentos, administrar a agenda de clientes, ter o controle financeiro e fazer consulta de jurisprudência.

Publique no Diário Oficial da União de maneira simples

Veicular uma matéria no Diário Oficial é mais fácil que se imagina. Por meio de agências especializadas, como o Diário Oficial-e, é possível enviar conteúdos para análise e publicar assuntos de alta relevância nos cadernos de imprensa dos governos federais e de estados e municípios. Basta se cadastrar no portal de recebimento de conteúdos da agência para enviar matérias e outras publicações.

Como nós podemos te ajudar?

Clique no botão abaixo para tirar suas dúvidas.

Passo a passo como publicar no Diário Oficial
Assine a nossa newsletter Diário Oficial-E