DOU Imprensa Nacional – Aprenda a consultar

O acesso ao Diário Oficial da União (DOU) é gratuito e pode ser feito com apenas alguns cliques pelo site do governo federal. As edições são sempre atualizadas e disponibilizadas de segunda a sexta.

Continue a leitura para saber como acessar as publicações do DOU Imprensa Nacional!

DOU Imprensa Nacional – Como pesquisar

Pesquisar no DOU é muito simples, basta que você siga estas etapas:

Visite o portal da Imprensa Nacional

Desde dezembro de 2017, o DOU é exclusivamente digital. Isso significa que, para efetuar uma pesquisa, é preciso que seja de maneira on-line, e você pode optar por fazer esse acesso por meio do site oficial do governo federal, o mais seguro para acessar o DOU.

Confira as categorias por assuntos de interesse

Conforme a Portaria n.º 268 de outubro de 2009, o DOU é dividido em 3 seções. Na primeira seção, são publicadas decisões judiciais de natureza constitucional, leis, tratados, acordos, convenções, decretos, medidas provisórias, atos normativos, atos do Tribunal de Contas da União (TCU) e outras matérias semelhantes.

Já na segunda seção, segundo o artigo 4º da referida portaria, são publicadas as matérias relativas aos servidores:

“Art. 4º São publicados na Seção 2 do Diário Oficial da União os atos relativos a pessoal dos servidores civis e militares da União, de suas autarquias e das fundações públicas, bem como dos servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público da União, cuja publicação decorrer de disposição legal.”

Por fim, na seção 3 estão as matérias referentes a autorizações de compra, convênios, ordens de serviços, registro de preços, extratos de instrumentos contratuais, intimações, editais de citação, concursos públicos, avisos de licitação e demais tipos de publicações.

No site do governo federal, você pode fazer a pesquisa pelas seções mencionadas acima ou por data de publicação, devendo, nesse segundo caso, acessar a opção “Selecione o dia desejado” e escolher uma data no calendário disponibilizado no site. 

Você também pode pesquisar na Imprensa Nacional DOU pelo campo de pesquisa

É possível fazer uma busca por nome ou termo e depois aplicar alguns filtros, como:

  • tipo de pesquisa;
  • onde pesquisar;
  • data;
  • jornal;
  • forma de pesquisa;
  • ordenação.

Para fazer esse tipo de consulta, basta acessar o site do governo federal neste outro link.

Receba todas as atualizações dos Diários Oficiais em sua caixa de e-mail

Para ter acesso às publicações realizadas no DOU, você pode utilizar o serviço de clipping oferecido pelo Diário Oficial-e. 

Com esse serviço, você recebe atualizações diretamente no seu e-mail sempre que determinado assunto, nome de uma pessoa ou nome de uma empresa for mencionado em alguma das edições do DOU. O serviço de clipping é especialmente recomendado para empresas que desejam acompanhar editais de licitação, repercussão de determinados casos e resultados de mídia gratuita. Para as pessoas físicas, ele é recomendado para quem participa de concursos públicos da União e aguarda a sua nomeação, por exemplo.

Por que pesquisar na Imprensa Nacional DOU?

Realizar buscas no DOU Imprensa Nacional permite que você tenha acesso a publicações em que o seu nome (ou o nome da sua empresa) é citado. Também é possível tomar conhecimento de novas leis, decretos, medidas provisórias, editais de licitação e de concursos públicos e muito mais!

Ler o DOU também ajuda você a ficar informado sobre o que acontece no país, com informações procedentes e de fontes oficiais.

Se você quiser aproveitar para fazer uma publicação no DOU, continue navegando pelo site do Diário Oficial-e!