- 6 de novembro de 2019
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Diário Oficial da União e do Estado
Fazer um plano de negócios demanda reflexões sobre micro e macroambiente. Saiba mais sobre a ferramenta e veja como publicar no DOU.
O plano de negócio tem como principais objetivos trazer luz a reflexões relacionadas aos serviços e produtos que serão oferecidos pela empresa, principais estratégias de marketing e organizacionais, além de projeções financeiras para o futuro.
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Quando e como fazer um plano de negócios
O plano de negócios deve ser feito antes mesmo de dar início ao empreendimento, isso porque trará reflexões sobre diversas questões importantes, como mencionado anteriormente. A ferramenta age como uma forma de previsão para que tudo ocorra da melhor forma possível.
Assim, será possível analisar quais as reais chances de o empreendimento dar certo (ou não). Para tal, é preciso selecionar todos os números e análises de mercado.
O documento tem como um de seus principais objetivos tornar o modelo de negócio mais palpável. Ele capta a compreensão dos gestores e chama a atenção às variáveis mais importantes, que devem ser priorizadas pelas ações.
Para os empresários que já possuem um negócio, também é possível adotar o documento.
Também chamado de planejamento estratégico ou planejamento empresarial, o plano pode se desdobrar e ser realizado por setores distintos, como o de marketing e o financeiro.
Ao ter um plano de negócios em mãos, com dados de mercado, dos produtos e projeções de vendas, é possível estabelecer um contexto interno e externo, indicando a melhor direção a se seguir.
O plano de negócios, quando elaborado de forma correta, também coloca em teste a viabilidade de um determinado negócio, passa mais credibilidade aos gestores, ajuda a atrair recursos financeiros e otimiza a administração no geral.
Benefícios do plano de negócios
Todos os tipos de empreendimento, até os bem pequenos, demandam planejamento para que não fiquem à mercê do acaso. principalmente na fase de criação de um novo negócio.
A principal vantagem do plano de negócios diz respeito à projeção para o futuro do empreendimento. Outros benefícios giram em torno de lidar com adversidades comuns e tornar o empreendedor mais apto à constante busca de dados e informações sobre gestão empresarial e o negócio em si.
Maior clareza sobre o negócio
O plano de negócios oferece ao empreendedor um entendimento diferenciado sobre seu negócio.
No meio empresarial, é muito comum que o empreendedor seja surpreendido por questões adversas, das quais não se tinha conhecimento, e isso pode ser evitado em grande parte pelo plano.
Ou seja, o plano ilumina o caminho do negócio.
Noção de funcionamento
Por meio de um bom plano de negócios, o empreendedor pode avaliar seu empreendimento sob várias vertentes, seja técnica, mercadológica, jurídica, organizacional ou financeira.
Dessa forma, o gestor passa a ter noção de como as operações da empresa deverão funcionar em relação a todos esses aspectos.
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