- 2 de abril de 2020
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Diário Oficial da União e do Estado

Em tempos de COVID-19, o Home Office se tornou a realidade de muitos brasileiros. Veja dicas de como fazer gestão da equipe em casa e saiba como publicar materiais corporativos no Diário Oficial da União.
Saiba mais: Você sabe qual a diferença entre ata e memória de reunião?
O que é Home Office?
Home Office é visto, por muitos, como a realização de cargo ou função em casa, mas também é aplicado a locais alternativos de trabalho que não sejam a sede da empresa.
Qualquer lugar que permite acesso à internet, como cafeteria, saguão de hotel, aeroporto ou espaço de coworking, também pode ser chamado de Home Office.
A prática, apesar de contar com vários prós, também tem contras, como a dificuldade de manter uma rotina e casos de indisciplina por parte de alguns colaboradores.
Mas, afinal, como fazer a gestão da equipe no Home Office?
Existem algumas dicas que o gestor pode colocar em prática para gerir sua equipe no Home Office. São elas:
Estipule horário fixo
O Home Office, em questão de horário, deve se assemelhar ao trabalho presencial, ou seja, ocorrer durante o período comercial. Isso é muito importante para que os funcionários sintam que possuem uma rotina e continuem comprometidos com suas funções, mesmo não estando em contato direto com a equipe.
Conte com pessoas que se adequem ao Home Office
Nem todas as pessoas conseguem se adaptar ao trabalho que não seja no escritório da empresa. Tendo isso em mente, o gestor precisa saber escolher profissionais disciplinados e focados para compor o time.
Faça reuniões
As reuniões são formas efetivas de estreitar o relacionamento entre todas as pessoas do time, além de reforçar a comunicação, as metas e manter a mesma determinação, ainda que o trabalho seja feito remotamente.
Pequenas reuniões diárias servem para que cada colaborador compartilhe tarefas e possíveis problemas, enquanto reuniões semanais, mais extensas, são ótimas para trabalhar o engajamento da equipe com a empresa, lembrando a todos que a consolidação do negócio é o objetivo comum.
Gerencie as tarefas de perto
A gestão de tarefas contínua é parte fundamental do ato de gerenciar uma equipe Home Office, sendo possível utilizar ferramentas e gerenciadores de tarefa para a atribuição de funções e acompanhamento do trabalho de cada colaborador.
Ofereça a infraestrutura que seu colaborador precisa
Para garantir o bom desempenho dos funcionários, a empresa deve oferecer a infraestrutura necessária, mesmo em Home Office. Algumas das mais importantes são:
- Armazenamento e compartilhamento de pastas em Nuvem;
- Acesso a todas as ferramentas de colaboração digital;
- Internet de alta velocidade;
- Todas as normas que a equipe deve seguir durante o trabalho remoto;
- Instalação e configuração de todos os softwares que serão utilizados nas tarefas.
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