- 26 de julho de 2018
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Compreenda do que se trata o Certificado Digital, sua importância, em que situações se aplica e para que serve. Confira também como publicar no DOU (Diário Oficial da União) através de agência de publicidade legal.
Com o desenvolver do mundo digital, surgiram também novas formas de golpes e fraudes, principalmente no que diz respeito às transações eletrônicas. Visto isso, é muito comum que haja preocupação com a segurança das informações trocadas no ambiente virtual, e pensando nisso foi que surgiu o Certificado Digital.
Afinal, o que é um Certificado Digital?
Trata-se de um arquivo eletrônico que funciona como uma espécie de assinatura digital, com validade jurídica, ou seja, que garante proteção às transações eletrônicas e diversos serviços via internet, ao mesmo tempo em que pessoas (físicas e jurídicas) podem identificar-se e assinar documentos digitalmente, de qualquer local do mundo, com mais praticidade e segurança.
Hoje em dia, a Certificação Digital, diz respeito ao que existe de mais moderno em termos de segurança, a fim de proteger informações trocadas pela internet.
Sua tecnologia fora desenvolvida com o intuito de oferecer segurança, confidencialidade, autenticidade e integridade às informações eletrônicas.
Em suma, funciona como uma carteira de identidade eletrônica, garantindo a identificação das partes envolvidas.
Para que serve o Certificado Digital
O Certificado Digital fora projetado para facilitar o dia-a-dia de pessoas e empresários, ao evitar que percam tempo tendo que resolver presencialmente diversos assuntos que podem ser resolvidos online, de forma prática e segura.
Atividades como entrega de documentos via moto boy, idas ao banco e reconhecimento de firmas, por exemplo, podem ser feitas online, através de transações com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações proferidas.
As principais atividades que podem ser realizadas com auxílio de um Certificado Digital são:
- Realização de transações bancárias;
- Assinatura e envio de documentos através da internet;
- Envio de declarações da sua empresa;
- Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
- Envio de declarações da empresa;
- Realização de transações bancárias;
- Garantia da validade jurídica de documentos eletrônicos;
- Realização de “Login” em ambientes virtuais com segurança
Saiba mais: Por que fazer a consulta nota fiscal eletrônica?
Principais Benefícios do Certificado Digital:
- Economia de tempo, já que os serviços são realizados na internet;
- Desburocratização de processos, uma vez que dispensa o reconhecimento de firmas;
Aplicações do Certificado Digital
Todas as pessoas, sejam físicas ou jurídicas, que desejam realizar diversas atividades online, de forma segura e autenticada, devem solicitar o Certificado Digital.
Todavia, o documento não é apenas uma escolha. Em alguns casos, trata-se de uma exigência!
Empresas que são inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, e aquelas que emitem nota fiscal eletrônica, são obrigadas a fazer uso do Certificado Digital.
Os tipos de Certificados Digitais:
- e-CNPJ: Funciona como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital, obrigações acessórias, entre outros;
- e-CPF: Da mesma forma que o anterior, funciona como um CPF virtual, utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital.
Efetue publicações no DOU de forma prática e segura com o Diário Oficial – E
O Diário Oficial – E é uma plataforma digital, através da qual é possível realizar publicações no Diário Oficial da União (DOU), dos Estados (DOE) e dos Municípios.
Clique aqui e saiba qual a documentação exigida para uma publicação oficial.
Navegue pelo site para saber como publicar no DOU com segurança e praticidade.