Entenda o que é margem de contribuição

A margem de contribuição traz informações importantes para empresas de todos os segmentos. Saiba mais sobre esse dado e veja como publicar no Diário Oficial da União.

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O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição é um dado que informa a fatia de lucro que cada venda traz para a empresa, e se é o suficiente para cobrir os custos e despesas que foram obtidos com o produto (também chamados de custos de estrutura). Por meio da margem de contribuição, obtém-se também o lucro da operação.

Tendo em mãos todas as informações, é possível calcular a quantia mínima de produtos que precisam ser comercializados para que o negócio não fique no prejuízo.

Como calcular a margem de contribuição

Existe uma explicação para o termo “margem de contribuição”. Entenda:

  • “Margem”: A margem nada mais é que a diferença entre o valor de venda e os valores das despesas e custos envolvidos na venda. Essas despesas são chamadas de “Custos Variáveis” e “Despesas Variáveis”;
  • “Contribuição”: A contribuição representa quanto o valor obtido pelas vendas cobre o pagamento das despesas, e se consegue gerar lucro.

O cálculo da margem de contribuição

Para fazer o cálculo da margem, utiliza-se a seguinte fórmula:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos + Despesas).

Exemplo: se uma empresa compra um determinado produto por R$ 20 e, ao revender, aplica o valor de R$ 50, tendo que pagar 10% de comissão ao vendedor e 3% de impostos, chegaremos à seguinte conta:

Valor do produto = R$ 20

Valor da venda = R$ 50

Despesas e custos = 0,10 x 50 + 0,03 x 50 = 5 + 1,50 = R$ 6,50

Margem de Contribuição = 50 – (20 +6,50) = 50 – 26,50 = R$ 23,50

Nesse sentido, cada item conta com margem de contribuição de R$ 23,50. Para chegar ao percentual dessa margem, é preciso dividir o valor calculado pelo valor de venda, e multiplicar por 100. Nesse caso, a MC do item será de 47%.

A importância da margem de contribuição e quando usá-la

A margem de contribuição é uma das ferramentas fundamentais para compreender se as vendas estão gerando lucro, e como o planejamento da empresa deve ser feito, envolvendo todo o processo de tomada de decisão.

A margem de contribuição pode ser fixada como requisito para a definição de preço de venda dos produtos, e soluções oferecidas pela empresa.

Ela deve ser utilizada para que os gestores saibam quando há prejuízo, já que o volume de vendas não, necessariamente, significa lucro. É preciso, além de vender bem, saber se os valores recolhidos são suficientes para cobrir os custos fixos e as despesas variáveis, atingindo, assim, um ponto de equilíbrio.

A margem de contribuição ajuda gestores no processo de planejamento de metas, promoções, descontos, ajustes de preços dos itens, objetivos de vendas para saldar produtos específicos, entre outras decisões.

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