- 8 de abril de 2020
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Diário Oficial da União e do Estado, Dicas para contadores
A margem de lucro é um dado muito importante para que gestores tenham uma visão clara do panorama da empresa. Acompanhe mais detalhes e saiba como publicar no Diário Oficial da União.
A margem de lucro representa um dado que mede o quanto uma empresa está tirando, em dinheiro, de suas vendas.
Primeiramente, é preciso entender que o lucro corresponde ao montante total que se ganha em cima de uma venda, ou seja, o valor que resta após debitar todas as despesas e custos envolvidos na produção e comercialização do produto que foi vendido.
Ou seja, se uma empresa vende uma camiseta por R$ 50, sendo que o custo de produção e venda foi de R$ 40, seu lucro total será de R$ 10.
Saiba mais: 6 dicas de como aumentar o lucro da sua empresa.
Como calcular a margem de lucro
Primeiramente, recomenda-se calcular apenas o lucro. A fórmula é muito simples:
Lucro líquido = Vendas líquidas (valor total) – (despesas e custos gerais)
Se o resultado for negativo, significa que a empresa está tendo prejuízo; se for positivo, mostrará o lucro obtido com a venda; e se totalizar zero, quer dizer que o negócio se encontra em equilíbrio contábil (sem lucros ou prejuízos).
Calculando a margem de lucro
Já a margem de lucro mostra além, indicando o quanto a empresa ganhou em cima de cada venda, especificamente, e aponta o valor a ser embutido no preço que o produto terá para o consumidor.
A fórmula do cálculo da margem de lucro fica da seguinte forma:
Margem = lucro / preço final
A margem é o que sobra para a empresa, e já em porcentagem.
3 dicas para aumentar a margem de lucro
Tendo em vista a importância da margem de lucro para uma empresa, é importante seguir alguns passos para estimular seu crescimento:
Reduzir gastos
Diminuir os gastos é um dos pilares para aumentar a receita e ser mais competitivo no mercado. O plano aqui é rever gastos e cortar o que não for essencial, como um plano de internet com velocidade acima da necessária, ou um plano de telefonia fixa quando os colaboradores só utilizam celular.
Saber de quem comprar
Tão importante quanto vender é saber de quem comprar. A venda não é a única responsável pelo lucro, e a compra é um diferencial para quem quer faturar mais.
É fundamental encontrar fornecedores que ofereçam materiais de qualidade a um preço menor. É claro que, em alguns casos, o barato pode sair caro, e, por isso, cabe aos gestores estudarem essa compra. Comprar em grande quantidade, por exemplo, pode ser uma forma de conseguir preços mais atrativos.
Ter um diferencial
As empresas que conseguem desenvolver um diferencial de mercado passam a ter muito mais chances de competir com os concorrentes e atrair clientes. Para isso, é preciso estudar, ter bom senso, e avaliar como entregar soluções de qualidade para o público-alvo.
Publicar no Diário Oficial da União faz parte das obrigações de uma empresa
Existem determinados documentos e demonstrativos que as empresas precisam publicar no Diário Oficial da União (DOU), e o portal Diário Oficial-e possibilita publicações por meio de uma plataforma online simplificada.
Pelo site, é possível publicar no DOU de forma mais prática e com auxílio de profissionais no assunto. Navegue pelo site para conferir o processo.
Veja mais: Como fazer um ofício – Diário da União