- 29 de dezembro de 2019
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
A previsão de demanda nada mais é que uma projeção. Saiba tudo sobre o assunto e veja como realizar publicações no Diário Oficial da União.
Trata-se de uma forma para antecipar uma demanda, levando em consideração diversos fatores, como variáveis mercadológicas, econômicas ou financeiras.
Dentre as ações organizacionais de uma empresa, essa é considerada uma das mais essenciais, principalmente para orientar gestores na tomada de decisões estratégicas.
Saiba mais: Entenda o que é uma previsão de custo.
Objetivos da previsão de demanda
O principal objetivo de se fazer uma previsão de demanda é ter uma projeção de qual será a demanda de uma empresa dentro de um determinado período, ajudando os gestores a tomarem decisões precisas com relação aos preços, possibilidade de expansão e potencial de mercado.
Empresas já consolidadas utilizam-se muito da projeção de demanda para saber até que ponto é viável entrar em um novo mercado. Se os indicadores mostrarem que a demanda pelo produto aumentará no futuro, ficará mais fácil para os gestores elaborarem um plano de ação.
Previsão de demanda versus previsão de vendas
Apesar de serem muito confundidos, os dois conceitos não dizem respeito à mesma coisa.
É importante saber que a previsão de demanda traz uma visão mais ampla e depende de fatores financeiros e econômicos do mercado, enquanto a previsão de vendas diz respeito à uma análise mais específica, do que a empresa possivelmente receberá em valores das vendas (considerando o histórico recente).
Importância da previsão de demanda
Além dos pontos mencionados acima, a previsão de demanda também é muito importante para a gestão de estoque.
Quando a empresa não utiliza métodos de projeção de demanda, corre sério risco de sofrer com excessos ou desperdícios que afetariam a receita da companhia.
Realizar a previsão de demanda também ajuda a:
- Fazer o orçamento de matéria-prima de forma mais assertiva;
- Planejar o orçamento da produção, assim como a produção em si;
- Formular estratégias de preço;
- Planejar ações de marketing;
- Planejar a possível demanda por de mão de obra adicional;
- Fazer previsões financeiras.
Entenda o passo a passo para realizar a previsão de demanda
Primeiros passos
A previsão de demanda é feita de acordo com os objetivos da empresa, então o primeiro passo é definir se você precisa analisar a demanda de um produto especificamente ou da empresa de uma forma geral.
O segundo passo é deixar claro o período em que se deseja ter a previsão de demanda (ou o ‘horizonte temporal’).
Depois, o gestor deve escolher o método de previsão de demanda, seja por estatísticas ou pesquisas (o que exige amostragem de pessoas e elaboração de questionário).
Análise de dados
Após passar pelos três passos anteriores, é preciso analisar todos os dados e informações, seja em relação aos números obtidos sobre demanda no mercado ou pelas respostas de questionários. Isso dependerá do método de pesquisa escolhido.
Os responsáveis pelo setor financeiro da empresa são os mais capacitados para fazer esse tipo de interpretação.
Publique no Diário Oficial da União de forma prática e facilitada pela internet
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