- 9 de março de 2017
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
A internet surgiu para facilitar a vida de todos em diversos aspectos, tanto na vida pública quanto privada — o que inclui também os serviços de cartório e a obtenção de documentos e realização de registros importantes
Por meio da web, é possível acessar um cartório online e receber quase todos os documentos das áreas cíveis, criminais, trabalhistas, certidões e afins diretamente na sua casa ou no seu escritório, bastando fazer a requisição pela internet , mas muitas dúvidas sobre o assunto ainda pairam no imaginário do cidadão comum. Afinal, como funciona um cartório online? Como utilizar seus serviços? Continue a leitura deste post e descubra!
Como funciona um cartório online?
Atualmente não há mais a necessidade de se enfrentar longas filas e deslocamentos para se obter os serviços fornecidos por cartórios: a digitalização de documentos e a possibilidade de troca de informação por plataformas eletrônicas permitem que o interessado faça todas as solicitações do conforto do seu lar e receba seu pedido em alguns dias.
Um cartório online funciona como uma atividade de intermediação, em que a pessoa interessada insere seus dados, solicitando determinado serviço a fim de conseguir uma certidão. O cartório então emite a certidão e envia diretamente para o endereço do solicitante ou disponibiliza o documento para retirada no local.
É um serviço bastante prático e rápido, adequado à nova realidade proporcionada pelas tecnologias digitais, feito com total comodidade. O cartório online facilita os processos, reduzindo a burocracia a quase zero.
Quais são os serviços disponibilizados por cartórios online?
Os serviços disponíveis nos cartórios online podem variar de acordo com sua localização, especialmente em relação ao estado em que estão estabelecidos. Entre os serviços que podem ser oferecidos por um cartório online estão:
Segunda via de certidões importantes
Se você está sem tempo para ir ao cartório e esperar em filas para solicitar uma certidão importante, saiba que esse tipo de serviço pode ser feito pela internet. É possível solicitar qualquer tipo de certidão, desde protestos e títulos a documentos.
Isso é possível graças a um sistema disponível em todo o Brasil que funciona como uma compra online. Você informa em qual cartório o documento está registrado originalmente, faz o pedido, depois paga o valor correspondente ao serviço de acordo com o seu estado e mais as despesas do envio.
Se você preferir, pode retirar o documento pessoalmente em um cartório próximo indicado na hora da compra.
Registro civil
Se você precisa fazer qualquer tipo de registro (desde nascimentos, adoções, reconhecimentos de paternidade até casamentos e óbitos), saiba que é possível fazer isso online também. Basta fazer a solicitação e aguardar o envio do documento em casa!
Tabelionatos de notas
Quem precisa lavrar escrituras e procurações públicas, bem como testamentos e atas notariais, também pode fazer isso por meio do cartório online.
É possível também realizar reconhecimentos de firmas e autenticações. A escolha é livre para tabelionato de notas, salvo exceções quando a localização de um imóvel e o endereço das partes ficam restritos às opções.
Registros de imóveis
Por meio da internet, também podem ser realizados cadastros de propriedades imobiliárias. Assim como em um cartório físico, no online fica assegurada a eficácia e a validade de qualquer alteração, extinção ou modificação dos direitos dos imóveis.
Registro de títulos
O cartório online também pode ajudar na hora de tirar documentos e fazer o registro civil de títulos essenciais para o reconhecimento e a criação de pessoas jurídicas.
Documentos particulares também podem ser registrados e guardados de forma virtual, conferindo-lhes publicidade. Podem ser oficializados os estatutos sociais e também podem ser promovidas notificações extrajudiciais.
Certidões de antecedentes criminais
Os cartórios online ainda podem fornecer certidões de antecedentes criminais estaduais e federais de maneira prática, sendo de grande valia para aqueles que têm que apresentá-las no momento de uma contratação para trabalho (especialmente para o serviço público) ou em situações semelhantes.
Emissão e reconhecimento de procurações
Muitas entidades aceitam apenas procurações emitidas ou reconhecidas em cartório, serviço que também é disponibilizado online e que pode ser de grande ajuda para aqueles que não têm tempo para deslocar-se até sua sede física.
Quem pode fazer uso de um cartório online?
Qualquer pessoa física ou jurídica que tiver interesse pode solicitar o serviço de um cartório online, não havendo restrições para sua utilização. Basta ter um aparelho eletrônico com acesso à internet e seguir o passo a passo mostrado na tela.
O interessado pode fazer múltiplas solicitações ou optar por fazer apenas um pedido, desde que o serviço esteja disponível no cartório escolhido.
Quanto custa utilizar os serviços de um cartório online?
Cada cartório online possui seus próprios valores, apesar de o serviço de emissão de documentos (taxas e emolumentos) continuar sendo tabelado tal qual nos cartórios físicos. Os custos geralmente estão disponíveis no site de cada estabelecimento.
É importante ter em mente que cada documento pode vir a precisar de confirmações específicas, como nomes ou mesmo números de livros e páginas em que as certidões foram registradas (no caso de segundas vias), o que pode influenciar o preço a ser praticado.
É preciso lembrar também que embora a primeira via de certidão de nascimento não apresente custos ao declarante, seu envio e suas vias seguintes são taxadas, o que também pode aumentar o valor final do serviço.
Quais são as vantagens de se usar um cartório online?
Usar o cartório online gera duas vantagens fundamentais nos dias atuais: comodidade e segurança. A vida atribulada dos trabalhadores muitas vezes não permite que eles disponham de uma pausa no seu expediente (em dias úteis) para fazer serviços tão burocráticos e demorados como os de cartório.
Ter a possibilidade de obter um documento importante sem sair de casa ou da empresa, sem precisar gastar com estacionamentos, combustíveis e sem se preocupar com a segurança pessoal contra roubos e assaltos é algo importante em termos de gerenciamento de tempo, qualidade de vida e segurança.
As taxas de cartórios online não costumam diferir muito daquelas praticadas em serviços pessoais, o que facilita bastante a vida de pessoas físicas e jurídicas que precisam de serviços com agilidade.
Além disso, cartórios online ainda são capazes de reduzir significativamente o tempo de espera de documentos, bem como facilitar e ampliar o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, sendo um verdadeiro instrumento de promoção de igualdade para o povo.
Como usar o serviço de cartório online?
Uma vez que você tenha se certificado que o serviços desejado está disponível nos cartórios de sua localidade, o processo de solicitação e recebimento de documentos é bastante simples.
O primeiro passo é acessar o site do cartório escolhido e preencher o formulário disponível, informando os dados solicitados (geralmente RG, CPF e afins, sendo solicitados números de livros e páginas em casos mais difíceis). Após conferi-los, basta quitar o boleto emitido (referente às taxas cobradas pelo serviço) em qualquer banco.
Feita a solicitação, o usuário ganhará um login e uma senha para acompanhar seu andamento de perto, estando a par de cada atividade desempenhada pelo cartório na execução da tarefa.
O usuário pode receber o documento solicitado em casa pelos correios (por Sedex ou carta registrada) ou buscá-lo pessoalmente no cartório responsável pelo serviço, se assim o desejar.
Agora que você já sabe como funciona um cartório online, pode conseguir com poucos cliques as certidões e outros documentos que, de forma offline, poderiam demandar um tempo precioso.
Gostou de saber mais sobre essa facilidade de serviços de cartório online e como utilizá-los? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!
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