- 9 de novembro de 2020
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Dicas para contadores
Gerentes de empresas e empresários no geral sabem que, para manter seus negócios lucrativos e organizados, uma das mais úteis ferramentas disponíveis são os dados.
Ter a real noção dos investimentos, resultados e gastos de cada empresa é essencial para que o processo de tomada de decisão seja acertado e realmente leve a empresa a um novo patamar de desenvolvimento.
Essa, no entanto, pode ser uma tarefa árdua devido ao volume de variáveis e informações a serem levadas em consideração. Por isso, relatórios gerenciais podem ser a ferramenta ideal para gerentes de empresas que querem mais controle sobre suas decisões.
Saiba mais sobre esse documento neste artigo.
O que são relatórios gerenciais?
Os relatórios gerenciais são arquivos que compilam todas as principais informações e indicadores sobre um negócio, servindo como uma espécie de diagnóstico para os mais diversos setores de uma empresa, mas, principalmente, aqueles relacionados à contabilidade e à produtividade geral de um negócio.
Qual a importância dos relatórios gerenciais?
Esses relatórios podem ajudar gestores a diminuir despesas relacionadas à operação da empresa, entendendo melhor quais são os custos, os ganhos e também as oportunidades de investimento que cada empresa têm ao seu dispor.
Em um relatório gerencial, também é possível entender melhor como funciona o fluxo de caixa de cada empresa, analisando quais são seus custos variáveis e fixos. Com essas informações, gestores e líderes podem ter uma visão mais abrangente do negócio, diferenciando sazonalidades e estabelecendo metas comerciais mais claras e realistas.
Quais os tipos de relatórios gerenciais?
Existem vários tipos de relatórios diferentes que podem ajudar no processo de gerenciamento de uma empresa. Entenda melhor quais são os principais modelos a seguir.
Relatório financeiro
Esses relatórios carregam todas as informações sobre a saúde financeira da empresa e suas transações contábeis. Neles, estão armazenados dados como os de fluxo de caixa, receita, gastos com impostos e folhas de pagamento, por exemplo.
Ele também é importante para garantir que uma empresa esteja em dia com suas obrigações tributárias e outras taxas obrigatórias.
O relatório financeiro pode, inclusive, ajudar o gestor a analisar se a empresa está dentro do regime de impostos correto, evitando despesas desnecessárias ou cobranças por inadimplência.
Relatório de controle
Empresas que trabalham com estoque também precisam exercer controle estrito de todos os itens, principalmente quando estes são variados e abundantes.
Além de manter o acompanhamento do número de saídas e entradas de itens do estoque, esse relatório também pode ajudar a otimizar processos de armazenamento e despacho.
Relatório de satisfação
Nenhuma empresa vai muito longe sem agradar a seus clientes. Por isso, ter uma noção do que eles acham de seus produtos, serviços e atendimento é importante para manter as portas abertas e aperfeiçoar processos.
Relatório de desempenho e produtividade
Esses dados apontam para os índices de desempenho não apenas dos produtos vendidos ou serviços prestados, mas também do quadro de funcionários. Esse relatório pode evidenciar quais processos estão funcionando para deixar a empresa mais produtiva e quais ainda precisam de ajustes.
Além disso, essas informações apontam quais são as oportunidades de mercado que podem ser aproveitadas, assim como deixa claro quais são os tipos de produtos que não suprem a necessidade dos clientes.
Percebe-se, portanto, que esse é um relatório importante para que uma empresa possa manter a qualidade de seus serviços e, consequentemente, manter-se competitiva frente ao mercado.
Para que serve um relatório gerencial?
Relatórios gerenciais são verdadeiros raios-x de uma empresa, sendo uma ferramenta de gestão poderosa e eficiente, capaz de demonstrar a verdadeira performance de um negócio.
Empresas de segmentos diversos têm, é claro, propósitos diferentes. Muitas delas, no entanto, possuem um objetivo em comum: estabelecer uma comunicação com seus clientes e com a sociedade.
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