Diagramação da matéria

Para fazer uma publicação no Diário Oficial de um município, estado ou da União, é preciso que a diagramação e a formatação do texto sejam feitas com muita atenção. Um simples erro na fonte, por exemplo, pode fazer com que a matéria não seja aceita no veículo oficial e a publicação do texto fique atrasada.

Para saber mais sobre a diagramação da matéria que você deseja publicar, continue a leitura!

Recebimento da matéria

Para que possamos dar início ao processo de análise, você precisa enviar a sua matéria para o Diário Oficial-e. Assim, podemos ver que tipo de conteúdo você deseja publicar, qual é o tamanho do texto e outras informações importantes. 

Antes de enviar a matéria, você pode entrar em contato por meio deste link, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 723 0129. O nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Diagramação e adequação às normas

Se você já tiver enviado a matéria, feito o pagamento e nenhuma pendência ou impedimento para a publicação forem encontrados, entramos na parte de diagramação. Nessa etapa, nós preparamos o seu texto de acordo com a formatação e os critérios exigidos pelo Diário Oficial.

A matéria é recebida pela nossa equipe em qualquer formato, como .doc, .docx ou .pdf, por exemplo. Depois disso, é feita uma análise do Diário Oficial em que você deseja colocar a sua matéria. Nessa fase, verificamos quais são os padrões de formatação, assim como as normas e portarias aplicáveis ao caso.

Na parte de formatação, é preciso analisar os seguintes aspectos:

  • Fonte;
  • Marca d’água;
  • Margem;
  • Abreviações.

Já na parte da diagramação, analisam-se:

  • Razão social;
  • CNPJ;
  • Largura;
  • Cabeçalho;
  • Texto corrido.

No Diário Oficial da União, por exemplo, é preciso seguir o artigo 39 da Portaria n.º 283 de outubro de 2018. Veja:

Art. 39. Os atos a serem publicados no Diário Oficial da União obedecerão aos seguintes princípios de formatação:

I – fonte: Calibri;

II – corpo: 9;

III – alinhamento de duas ou mais colunas: utilizar recurso de tabelas; e

IV – entrelinhamento: utilizar espaço simples.

Além disso, para esse veículo, não devem ser utilizados alguns recursos específicos, como textos da vertical, cabeçalho e rodapé, fórmulas, equações, estilos de texto diferentes, marcação com mala direta e outros elementos, conforme versa o artigo 40 e parágrafos da portaria citada.

E quando a diagramação da matéria for finalizada?

Para evitar transtornos e atrasos ao publicar no Diário Oficial, informamos os horários de fechamento das edições e agendamos uma data para publicação no Diário Oficial. Assim, você fica sabendo de antemão em qual dia a sua matéria será veiculada.

Por fim, quando a matéria for publicada, oferecemos o serviço de remessa. Uma versão do Diário Oficial é impressa e enviada para o endereço que você indicar por meio dos correios. Dessa forma, você recebe um exemplar físico do diário com a sua publicação.

Entre em contato com o Diário Oficial-e, envie-nos o seu texto e solicite a publicação de um documento no Diário Oficial. Faremos a diagramação da matéria e, em seguida, ela será publicada no Diário Oficial!

Cadastre-se em
nossa Newsletter