- 8 de julho de 2021
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Diário Oficial da União e do Estado
O Direito Imobiliário envolve inúmeras transações que ocorrem todos os dias no país. Trata-se de uma área em constante ascensão, e por isso mesmo é fundamental entender qual é a atuação do advogado imobiliário. Confira!
O que é Direito Imobiliário?
Direito Imobiliário nada mais é que um segmento do Direito Privado que cuida de processos, casos e discussões jurídicas envolvendo bens imóveis, ainda que já haja outro ramo do Direito estudando a situação.
Isso significa que o Direito Imobiliário pode abranger diversos tipos de operações e trabalhar concomitantemente com outros ramos do Direito – como é o caso do Direito Tributário e do Direito da Família.
Nesse sentido, é possível afirmar que o Direito Imobiliário pode cuidar da compra e financiamento de imóveis, assim como do arrendamento e registro.
Outras questões o envolvendo dizem respeito ao exercício da propriedade – o que abarca:
- Direito de construir;
- Direito de vizinhança;
- Venda;
- Locação;
- Condomínio;
- Doação;
- Ações possessórias etc.
Qual é o papel do advogado imobiliário?
O advogado imobiliário é fundamental por ter que assumir várias funções. Ele possui capacidade analítica e de negociação, também tendo que atuar como pesquisador e comunicador para destacar suas habilidades interpessoais e de rede – ou seja, seu papel não é limitado.
Todos os dias podem surgir situações envolvendo imóveis, e cada uma leva a caminhos distintos. Nesse sentido, o advogado imobiliário fornece ajuda e soluções para evitar que uma situação se torne crítica.
Atuações do advogado imobiliário
O advogado imobiliário pode atuar nas seguintes áreas:
- Direito da Família;
- Locação;
- Negociação de imóveis;
- Relações condominiais;
- Regularização e registro de imóveis;
- Usucapião.
Direito Imobiliário: outros pontos importantes
Elaboração de contratos de compra e venda de imóveis
Esse tipo de contrato é de extrema importância para as partes envolvidas (vendedor e comprador) e, por isso, deve ser elaborado minuciosamente.
Antes de fechar uma venda ou compra de imóvel, as partes querem que seus direitos estejam garantidos e desejam que tudo seja feito de forma tranquila, a fim de que o negócio possa ser cumprido da melhor forma possível.
Nesse sentido, o advogado imobiliário atua para elaborar um contrato equilibrado, que leve em consideração as especificidades do caso, assim como aspectos jurídicos que possam interferir no negócio. Dessa forma, é função do advogado tornar o acordo mais tranquilo para todos.
Due diligence imobiliária
Outro serviço de extrema importância para quem compra um imóvel é o due diligence, trabalho desenvolvido pelo advogado que envolve uma pesquisa minuciosa com relação ao imóvel que se pretende adquirir e ao vendedor (para averiguar seu histórico antes de fechar um contrato).
Elaboração dos documentos para o registro da incorporação imobiliária
Para realizar a instituição do condomínio (ou seja, a convenção), o regimento interno e o memorial de incorporação, é necessário contar com o auxílio de um advogado imobiliário que compreenda muito bem todo o rol de documentos requeridos pela Lei Federal, assim como pelo código de normas de cada estado.
Publicação no Diário Oficial: aproveite e conheça o Diário Oficial-e
Além de conhecer todos os termos técnicos e jurídicos do Direito Imobiliário, o advogado tem que realizar a publicação no Diário Oficial de contratos de venda ou compra de imóveis, dependendo do caso.
Para isso, ele pode contar com o Diário Oficial-e, site especializado em intermediar publicações nos principais veículos de comunicação do governo: o Diário Oficial da União, o Diário Oficial Estadual e o Diário Oficial Municipal.
Navegue pelo site e preencha o formulário para realizar uma publicação no Diário Oficial.