Como formatar um documento para publicar no Diário Oficial?

A publicação em Diário Oficial é cheia de regras e normas a serem seguidas. Por isso, não é de se admirar que empresas e instituições se preocupem em cumprir tais diretrizes para que seu conteúdo seja publicado sem problemas. 

Publicar no Diário Oficial é uma grande responsabilidade e, para muitas instituições, um dever. As normas, portanto, visam tornar essa comunicação mais clara e de fácil entendimento para o público geral. 

Para te ajudar neste processo de adequação, compilamos algumas das principais informações sobre a diagramação e formatação de documentos para publicação em Diários Oficiais. Confira as dicas ao longo do artigo!

Por que formatar o documento para publicar no Diário Oficial?

Mais do que apenas uma preocupação estética, a formatação de artigos para a Imprensa Oficial é um fator decisivo na publicação ou rejeição de um conteúdo. 

Negligenciar os padrões de formatação é um dos erros mais comuns de todos aqueles que desejam publicar no Diário Oficial, afinal, o processo de correção pode levar bastante tempo, tornando todo o processo mais demorado. 

Formatação

A seguir, entenda as principais diretrizes de publicação na Imprensa Oficial. 

Cabeçalho e rodapé

Como parte da preparação para publicação em Diário Oficial, você deve ajustar o seu documento para eliminar partes que causem repetição na impressão, como o cabeçalho e o rodapé. 

Numeração de página

Seguindo a mesma lógica, também é importante que você elimine a numeração de página, já que ela pode se tornar incongruente quando a publicação completa for ao ar. 

Fonte

O Diário Oficial possui regras bastante específicas sobre a padronização de fontes para todas as publicações. A fonte a ser usada é a Times New Roman, com o tamanho 8. 

O espaçamento entre linhas deve ser simples ou automático, sem tabulação, parágrafos ou hiperlinks. As margens também são importantes. A superior deve ser configurada para ter apenas 1 centímetro, assim como a margem esquerda. As margens inferior e direita devem ser configuradas para 0. 

Deixar no documento apenas o que será publicado

É importante que você tenha cuidado em deixar disponível no documento apenas as informações que você deseja ver publicadas. Revise o texto final cuidadosamente e garanta que toda informação desnecessária ou excedente seja retirada. 

Páginas em Branco

Também é importante que todas as páginas em branco sejam eliminadas antes que o documento seja completamente fechado e enviado. Isso ajuda as ferramentas de publicação a conseguirem uma estética mais coesa, além de evitar adulterações no documento. 

Publique no Diário Oficial sem burocracias

Como você pode perceber, publicar no Diário Oficial é um processo que requer bastante atenção aos detalhes. Se você precisa fazer publicações em meios oficiais, mas não quer lidar com as burocracias, precisa conhecer o serviço do Diário Oficial-e. 

Somos uma das principais intermediadoras da Imprensa Oficial e nosso objetivo é tornar o processo de publicação menos burocrático e mais rápido. Nossa equipe é especialista na diagramação de textos e conteúdos para publicação em Diários Oficiais. 

Evite devolução de matérias e otimize o seu tempo. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar!