- 28 de fevereiro de 2020
- Publicado por: Diário Oficial Viabilizando suas publicações
- Categoria: Mercado de Trabalho
Para qualquer tipo de negócio, é fundamental contar com o suporte de uma empresa de TI. É importante que tanto gestores quanto profissionais da área de TI fiquem atentos às cláusulas de SLA, pois trata-se de uma garantia para ambos.
O SLA (Service Level Agreement, em inglês) ou Acordo de Nível de Serviço (ANS) indica quais são os serviços e o tipo de suporte que o profissional tem que oferecer pelo acordo. A partir do SLA, serão estabelecidas as especificações do serviço contratado, como prazos e termos de compromisso, que ajudam a empresa contratante a acompanhar o trabalho.
Assim, é por meio do SLA que vai se determinar todas as responsabilidades e compromissos, tanto da parte do contratante quando do contratado, durante o prazo em que o serviço de TI será executado. Esse acordo contratual é muito importante para a transparência do serviço.
O SLA é um documento previsto pela ABNT NBR ISO-IEC 20000-1. Isso significa que ele é exigido para qualquer tipo de serviço prestado pela área de TI. A revisão do documento também deve ser feita regularmente, de acordo com a ABNT. Dessa forma, é possível garantir que o documento vai receber uma atualização periódica para que as novas necessidades do negócio sejam renovadas.
Ao realizar um Acordo de Nível de Serviço (ANS), as duas partes têm o direito de usufruir de vantagens e benefícios que já foram estabelecidos antes da realização do serviço. Isso melhora a qualidade do serviço, uma vez que as obrigações ficam claras para ambas as partes.
Qual a importante do SLA?
O documento funciona como uma garantia, tanto para a empresa contratante quanto para o profissional de TI ou empresa terceirizada que vai prestar o serviço. Funciona como uma proteção que, no caso do contratante, permite a aplicação de multas, caso as cláusulas do contrato não sejam cumpridas.
A parte do prestador de serviço também tem seus direitos resguardados pelo SLA. O profissional de TI trabalhará com base em um roteiro definido, pré-estabelecido. Assim, ele consegue evitar a realização de serviços que não tenham sido contratados e se protege de cobranças indevidas por parte da empresa que o contratou.
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Qual a metodologia usada para definir o SLA?
O SLA é um documento exigido para a prestação de serviços de TI para empresas contratantes. O contrato consta na norma ISO 20000-1 e deve ser revisado periodicamente, a fim de atender às expectativas do contratante e do contratado em relação ao acordo firmado.
Existem outras metodologias traçadas que podem ser utilizadas em um Acordo de Nível de Serviço, como ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).
Exija o SLA na contratação de serviços de TI para a sua empresa
Contratar profissionais especializados em TI é uma necessidade apresentada por muitas empresas. Para que o serviço cumpra com o que foi acordado por ambas as partes, é muito importante realizar o SLA.
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