Conheça os tipos de Diários Oficiais

Os tipos de Diários Oficiais surgiram para suprir as demandas de publicações de atos de órgãos públicos e privados, independentemente da esfera.

A lei brasileira determina que várias informações precisam ser veiculadas em jornais de grande circulação para que se tornem de conhecimento geral.

Além disso, para que determinadas informações cheguem aos destinatários de forma eficiente, é fundamental que o emissor saiba em qual Diário Oficial realizar a publicação.

Entenda o que é esse veículo informativo e quais os principais tipos de Diários Oficiais.

O que é um Diário Oficial?

O Diário Oficial é uma categoria de jornal legal, utilizada para promover atos, informativos, balanços e outros materiais para torná-los públicos.

É por um Diário Oficial que órgãos, empresas e a própria população adquirem todas as informações acerca de um evento, como concursos, nomeações, licitações, novas leis em vigor, etc.

Como o próprio nome sugere, os Diários Oficiais são atualizados diariamente, podendo até terem edições extras aos finais de semana e feriados, a depender da demanda de publicação.

Além disso, é fundamental esclarecer que não há apenas um tipo de Diário Oficial. Pelo contrário, há diversas categorias que visam contemplar diferentes esferas da sociedade. Confira.

Quais são os tipos de Diários Oficiais?

Os tipos de Diários Oficiais existentes atualmente são:

Diário Oficial da União (DOU): Diário Oficial em que são realizadas publicações de âmbito nacional;

Diário Oficial do Estado (DOE): jornal em que são feitas as publicações vinculadas pela Imprensa Oficial do estado;

Diário Oficial do Distrito Federal: local em que são feitas as publicações da Imprensa Nacional, referentes ao que acontece na sede do Governo;

Diário Oficial Municipal: diário em que são realizadas as publicações de assuntos relacionados às secretarias municipais, à prefeitura, câmara e a empresas do município;

Diário Oficial do Ministério Público: tem como principal objetivo veicular informações acerca das procuradorias, promotorias, atos administrativos e outras temas relacionados;

Diário Oficial dos Tribunais: veículo que enquadra publicações referentes aos Tribunais Federais, Eleitorais, Regionais e Superiores, assim como aos Supremos Tribunais (Federal, Militar, Eleitoral e de Justiça).

Diário Oficial da Justiça: está presente em todos os estados e veicula informações acerca de leilões, pontos administrativos e instâncias judiciais;

Diário da Assembleia: responsável pelas publicações referentes ao próprio órgão legislativo do estado, em que constam os processos legislativos das casas; 

Diário do Tribunal Regional do Trabalho: jornal em que são veiculados informativos acerca de atos administrativos e judiciários.

Por que existem tipos diferentes de Diários Oficiais?

A existência de diversos tipos de Diários Oficiais é necessária para contemplar as esferas distintas: legislativa, executiva e judiciária.

Cada órgão envolve questões trabalhistas e burocráticas muito específicas. Além disso, há particularidades que não podem ser publicadas em qualquer tipo de Diário Oficial.

Um edital de concurso público municipal, por exemplo, não deve ser publicado no Diário Oficial da União, já que o DOU contempla assuntos da esfera federal.

No mais, há particularidades estaduais que fizeram surgir os Diários Oficiais dos Estados, visando tornar as publicações direcionadas e organizadas.

Saiba como publicar nos diferentes tipos de Diários Oficiais

Existem muitos tipos de Diários Oficiais, e dúvidas podem surgir, principalmente no momento de realizar uma publicação.

Na hora de realizar publicações no Diário Oficial da União, por exemplo, conte com o trabalho do Diário Oficial-e, empresa especializada em realizar a intermediação entre órgãos públicos e privados e as diferentes categorias de Diários Oficiais.

Entre em contato aqui pelo site, e nossa equipe ajudará a publicar corretamente em Diários Oficiais.

Confira também: Diário oficial Paraiba